PRIMEIRA SEMANA


LISTA DE COMPRAS SEMANA 01.pdf

Segunda-feira:
Lanche: Frutos secos (1 mão)

Terça-feira:
Almoço: Resto do Salmão no forno (segunda-feira)
Lanche: Fruta
Jantar: Frango no churrasco (de compra, reservar o peito para saladas) com salada de maçã e passas
Preparação para o dia seguinte: Brigadeiros de alfarroba e "Nutella" de alfarroba

Quarta-feira:
Almoço: Salada de emergência com resto de peito de frango (terça-feira)
Lanche: Brigadeiros de alfarroba (máximo 2)

Quinta-feira:
Pequeno-almoço: Ovos mexidos com bacon
Almoço:  Resto da Sopa rica do mar (quarta-feira)
Lanche: Brigadeiros de alfarroba (máximo 2)
Jantar: Resto da Sopa rica do mar (quarta-feira)

Sexta-feira:
Almoço: Bife frito em azeite e alho com salada
Lanche: Fruta

Sábado:
Almoço: Resto da frigideira de vegetais com peru (sexta-feira)
Lanche: Banana barrada com "Nutella" de alfarroba

Domingo:
Pequeno-almoço: Egg Muffins
Almoço: Resto Polvo (sábado)
Lanche: Resto de tarte de maçã (sábado)
Preparação para o dia seguinte: Carne assada de peru

29 comentários:

Maria disse...

Gostava de saber se a lista de compras é só para uma pessoa ou mais, já que cá em casa somos 2 a tentar mudar os hábitos alimentares e um adolescente (devorador do que lhe agrada)...

Sem Aditivos disse...

Foi pensada para duas pessoas Maria, mas se "o teu adolescente" for minimamente parecido comigo nessa fase (ainda não tenho a certeza se já a passei... a Filipa diz que não) deve contar quase como mais dois, hehehehe :D

Rosário Rocha disse...

Olá encontrei o vosso blog e achei muito interessante. No entanto, vou tentar seguir as vossas receitas, uma vez que sou vegetariana, terei que substituir a carne.

Obrigada pelo vosso trabalho.

Sem Aditivos disse...

Olá Rosario! Não vai ser fácil :-/
A Paleo depende muito da proteína e gordura animal proveniente da carne, peixe e ovos! Mas olha, a Filipa já foi vegetariana e converteu-se e o mesmo se passa pelo mundo fora. Sem te querer convencer de nada, dá uma olhada neste post ;)

http://www.semaditivos.com/2014/12/cantinho-cor-de-rosa-paleo-p.html?m=1

Maria disse...

Tenho investido na pesquisa/leitura sobre os vários tipos de alimentação/dietas alimentares... Não sendo eu nada adepta das dietas hipocalóricas, porque 1º morro de fome, 2º adoro comer e por aí fora!
Gosto da filosofia Atkins - baixa em hidratos de carbono, apostar na proteína (confesso que estou sem fome muito mais horas) e na gordura (o que eu gosto de bacon, toucinho, presunto... ai Deus...).
Acima de tudo adoro ler-vos, adoro as vossas receitas e estou tentada a experimentar o plano dos 30 dias. Tenho hipotiróidismo e fiquei fascinada com a tua força de vontade. Uma coisa é certa... tenho de mudar ainda mais a minha vida, porque como estou não pode continuar. Não me sinto bem comigo mesma. Bom... já me alonguei, mas quero perdi-te para continuares, porque me inspiras a mudar e a lutar por uma pessoa melhor e mais saudável. Obrigado

Sem Aditivos disse...

Boa tarde Maria,

Então parece que a Paleo foi feita para ti :D
Podes experimentar o Plano de 30 Dias e aplica-lhe estas modificações:

http://www.semaditivos.com/2015/01/resolucao-de-ano-novo-perder-peso.html

Se não notares diferenças significativas (não tanto no peso, mas mais no perimetro abdominal medido a fita de costureira, um par de calças que sirvam menos bem, ou fotos), aconselhava-te uma visita a um nutricionista. Da minha parte a confiança vai para o Dr. André Matias:

http://www.andrematias.com/

Beijinho ;)

Ana disse...

Olá, só hoje descobri este fantástico blog.
E tenho a dizer que é dos blogs com mais informação, simples e coesa que já encontrei até hoje.
Infelizmente à dois anos foi-me diagnosticado um cancro, sofri todo o processo de tratamentos dolorosos, mas consegui vencer.
Era uma desportista nata, sempre com muita atenção na minha alimentação, e de 15% de massa gorda, passei para uns excessivos 35%. Hoje encontro-me a recuperar, ainda só comecei pela alimentação, o desporto ainda é um plano a longo prazo ;) a introdução de vários alimentos é um processo lento e hoje tive a felicidade de encontrar o plano 30 dias.
Muitos parabéns por todo o trabalho.
Ana Rebelo

Sem Aditivos disse...

Obrigado Ana! São testemunhos como o teu que me dão alento para continuar com este "filho"!
Qualquer coisa que precises não hesites em enviar um mail, no que puder ajudar cá estou ;)

Anónimo disse...

Olá!

Tenho lido muito e procurado me informar sobre este estilo de vida e vou experimentar.

Tenho alguns vícios como a granola com iogurte de soja (sou intolerante à lactose), ainda mais agora que descobri uma sem glúten e sem açúcar adicionado, mas estou disposta a tentar.

Tenho uma rotina de treinos muito intensa, são 6 dias por semana entre 1h - 1h30 por isso só capaz de ter acrescentar um lanche.

Ainda acho que o mais difícil vai ser não comer carbs, mas vamos a isso.

Agora vamos a minha dúvida. É fácil encontrar figos secos? Como nunca procurei, não faço ideia se há com facilidade nos supermercados.

Obrigada!

Catarina

Unknown disse...

Boa tarde! Para quem pratica atletismo (meias maratonas e maratonas) o que aconselham? Obrigado!

Sem Aditivos disse...

Boa tarde "Unknown", em boa verdade o que aconselhamos realmente é não praticar atletismo, hehehehe!!! Mas deixo-te um link para um post nosso sobre isso em baixo.
No entanto compreendo quem tenha gosto pela competição e aí aconselho sem dúvida o consumo adicional de hidratos no pré e pós prova/ treino. Podes optar batata doce, normal, em boa verdade qualquer tubérculo, frutas densas, como a banana e até mesmo o arroz, que não sendo Paleo é uma boa opção para quem tem um desgaste físico superior ao normal!
http://www.semaditivos.com/2014/10/mitos-e-lendas-eu-nao-preciso-de.html

Maria disse...

Ora tenho andado desaparecida, mas não esquicida destas andanças :) Cá para os meus lados ando numa de convencer o marido a acompanhar na coisa! Passa a vida a reclamar uns quilitos que tem a mais e não desaparecem com a corrida... A acção de hoje foi pegar no post do testemunho do António e pumba... ora lê e vê do que te tenho falado nos últimos tempos! Ele ficou super entusiasmado... até quer ir ver o tal site de treinos quando chegarmos a casa. Da minha parte... uma reclamação :) Todos os médicos/nutricionistas especialistas que gostava que me acompanhasse, onde dão consultas?! Lisboa, na capital...lá está... fico sempre com a sensação que moro noutra galáxia! Aqui só mesmo as nutricionistas da treta, adeptas da bela da bolachicha a meio da manhã e passar fome dias a fio... Reclamação apresentada. Entretanto tenho um perú inteiro a descongelar para ir fazer para os próximos dias: peito no forno para fatiar, as pernas vou fazer no forno, talvez uns bocados picados para fazer o tal do empadão :) enfim, tenho de dar largas à imaginação! Beijinhos

Sem Aditivos disse...

Hehehehe!!! Esses quilinhos a mais do teu marido estão a pedir é que ele largue o pãozinho ;)
De resto, em resposta à tua "reclamação", eu reclamo do mesmo! Faltam nutricionistas (e médicos já agora) a abrirem os olhos para a realidade. Felizmente o paradigma está a mudar e pode ser que o cenário seja diferente daqui a uns tempos :D

PS: diz ao teu marido que os treinos são 30% e que a alimentação é 70% e o Antonio foi um verdadeiro espartano na alimentação ;)

Catarina Pinheiro disse...

Boa tarde.

Haverá uma ementa sem carnes? Obrigada

Sem Aditivos disse...

Não Catarina, a Paleo é uma dieta que acredita fortemente nos benefícios da carne, pelo que optimizámos este plano com esse principio base.

No entanto podes tentar adaptar e comer apenas peixe e mariscos, é raro, mas há quem seja Paleo nesses moldes ;)

Carla Nunes disse...

Boa tarde,

Eu tenho uma duvida em relação ao plano. Eu treino à noite e a maior parte das vezes não janto a horas decentes porque chego a casa alguns dias por volta das 23.30h
Nesses dias tento ingerir alguma proteina mas a minha alimentação acaba por ser à base de sopa e fruta. Por isso não posso seguir os jantares que estão no plano. Sendo assim qual a alimentação que vocês me sugerem??? Ou continuo com a que faço??? Muito Obrigada

Carla Nunes

Pocahontas disse...

Olá parabéns pelo site. Mas tenho uma dúvida entre o peq. almoço e o almoço o que posso comer? frutos secos, fruta, iogurte???
Onde posso encontrar a grânola sem açúcar e sem glúten?
Obrigada

Sem Aditivos disse...

Olá Carla,

Acho importante que ingiras proteína no pós treino, pelo que dir-te-ia que o ideal é teres qualquer coisa já feita (uma carne assada de peru, uns peitos de frango cozidos, um resto de frango assado, etc.) e juntares à tua sopa e à tua fruta ;)

Sem Aditivos disse...

Olá Pocahontas (bom nome, hehehehe)!
O objectivo seria comer o suficiente para isso não ser necessário, mas não sendo possível qualquer uma dessas hipótese é válida! Um ou dois ovos cozidos também poderão ser interessantes :)

Quanto à granola, da minha parte não costumo ingerir porque a grande maioria inclui um qualquer tipo de cereais. O interessante é atingir uma fase em que essas "muletas" deixam de ser necessárias ;)

No entanto acho que me cruzei com uma sem açúcar, gluten e só à base de frutos secos num dos supermercados amor bio!

Alexandra Reis Stoffel disse...

Tenho uma dúvida, não é suposto comer de 3/3h? E os lanches da manhã e da tarde? Obrigada

Sem Aditivos disse...

Olá Alexandra,

Na Paleo não se come de 3 em 3h, aliás, até há quem só faça 2 refeições ao dia. O ser humano foi feito para lidar com períodos de fome e abundância e ao longo da nossa história são raros os casos de humanos a comer durante todo o dia (nem faz sentido obrigarmos o nosso sistema digestivo a esse stress constante). Essa teoria aparece com base em "se comermos várias vezes ao dia não vamos exagerar nas refeições principais", o que é muito bonito, mas se todos forem uns animais de quinta como eu, acabam sempre por abusar se a comida tiver bom aspecto :D
Na Paleo comes geralmente entre 2 a 4 refeições diárias, conforme o que te apetecer e desde que os alimentos estejam "dentro das regras" come-se sempre o suficiente para saciar a fome, dando primazia à proteína e à gordura.

Fátima disse...

Este trabalho está fabuloso... falando em papinha feita!!
Obrigada pela partilha, o teu site é uma ajuda preciosa para quem, como eu, anda nas descobertas desta maravilha de comer o mais naturalmente possível!
Obrigada pelo tempo despendido aqui...

Sem Aditivos disse...

Obrigado Fátima, é bom saber ;)

Ana disse...

Boa noite Jorge!

Já há algum tempo que ando a pensar no desafio dos 30 e agora tornei-o A Resolução de Ano Novo!
Mas para que isto funcione preciso de uma ajudinha. Odeio salmão cozinhado... Posso substituir por outro peixe?(Não respondas Dourada... PF)

Obrigada

Sem Aditivos disse...

Pelos peixes que quiseres Ana! O salmão no forno, por exemplo, já substituímos uma serie de vezes por outros peixes (pescada, maruca, tamboril) e resultou sempre bem! Força nisso ;)

Anónimo disse...

olá, não entendo bem como funciona o login por isso saiu como anônimo.
Estava empolgada com esses 30 dias até ver o cardápio. Não entendi bem...
li as postagens anteriores e estou pesquisando pois tenho EA autoimune e estou tentando me manter longe dos remédios mas está muito difícil pois a cada coisa que leio é diferente. Eu moro no Espírito Santo, aqui no meu Estado não há médico q atenda pelo protocolo (altas doses de vitD q usam esta dieta) e eu tento como posso. Em postagens anteriores, pelo que entendi, não se deve comer quase tudo dito aqui. Eu entendi errado? café, chocolate, queijo, ovos...
Estou confusa.
Desculpe pelor isso mas preciso sobreviver a esta doença.
Meu email é cibelebusato@outlook.com

A Hortelã disse...

Aaaaaadoreiiiii o blog ja ando a fazer esta dirta paleo a umas semanas mas um pouco pela informacao que tenho vindo a recolher e um pouco auto didata tambem, agora que encontrei este blog vai ser canja ;)) obrigada

upon_a_star disse...

Tenho de confessar... o k m desagrada mais no plano e o peq almoço...trabalho longe, tenho mt pouco tempo e estou habituada ao leite c chocolate/ cafe e correr...n ha nd para substituir k possa ter menos tempo d preparação?

Maria Lima disse...

Pode experimentar o café turbinado ou http://paleoxxi.com/golden-milk/

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.