22/04/15

SER PALEO RELIGIOSO!!!


Este é um post que já estou para escrever há uns tempos, mas já que recentemente a Paleo foi alvo da "chacota" (que bela palavra, chacota) do RAP na mixórdia de temáticas pareceu-me uma boa altura para me atirar a ele. Ora bem, vale a pena uma vida inteira a comer BAGAAAAS??? Continuem a ler...

Para começar devo dizer-vos que tirando uma tremenda obsessão pelo Batman e a Guerra das Estrelas (dos quais saíram dois magníficos trailers na semana passada que vieram desestabilizar totalmente o meu mundo... a Filipa acabou de revirar os olhos e chamou-me nerd) não sou grande adepto da religião. 
Não sei, nunca consegui vestir a camisola! E não é porque não acredite em algo, até porque sou Agnóstico e não Ateu, como bom ser humano que precisa da sua bengala para não sentir que poderá ser engolido pela infinidade do cosmos eu gosto de acreditar que há um "ser superior" (ui... isto hoje vai correr mesmo bem), só ainda não houve nenhuma Igreja que me convencesse... nem a Paleo :)

O Sem Aditivos já vai com ano e meio e neste tempinho já me cruzei com imensas pessoas. Leigos, informados, especialistas, teimosos, atentos, de tudo... mas não há nada pior do que um fanático!!!
Assim como não há nada pior do que um "nutricionista da Bolacha Maria" a espumar de raiva na televisão nacional enquanto fala dos malefícios das gorduras saturadas, também não há nada pior do que um palerma que vos racha a cabeça porque de vez em quando vos apetece um BigMac.

Eu próprio utilizo muitas vezes a expressão "já evangelizei mais um", mas em boa verdade, os discursos mais "evangelistas" que faço são normalmente durante um daqueles jantares de amigos em que alguém me decide perguntar "mas afinal explica lá isso do Paleo" (no outro dia até me perguntaram o que é isso do Paló, que muito rapidamente evoluiu para a "Dieta do Paulo"... estou a falar de ti Cabaça, foi genial).
Ora não há nada mais credível que um individuo a falar dos malefícios do trigo e do açúcar e da maravilha que é comer "comida de verdade" enquanto emborca um gin tónico a seguir a uma bela pratada de "Spaghetti a Gamberetti", rematada com uma generosa fatia de Bolo Brigadeiro :D

A vida são dois dias e foi feita para se viver meus caros, tento levar a minha vida num racio de 70 a 90% Paleo e aqueles essenciais 10 a 30% totalmente fora do penico. Isto quando não falamos de ocasiões especiais como férias, Natal ou Carnaval (ai o Carnaval... já vos falei disso AQUI) onde o racio claramente se inverte, hehehehehe!!!

O que eu quero dizer com isto é NÃO SEJAM PALEO-RELIOGIOSOS, não sejam chatos nem fanáticos! Se vos perguntarem expliquem e se insistirem e forem chatos também, então vá, sejam chatos de volta, mas isto não é nenhum estandarte. Espero que os meus amigos tenham essa noção de mim, penso que só puxo o assunto quando me perguntam... e se de vez em quando sou mais chato é por razões óbvias, hehehehe!!! 
O mesmo se aplica a ser pedante em jantares sociais, tipo anunciar a todos as nossas "crenças" com um nada subtil levantar de voz "Ai eu não vou querer pão obrigado PORQUE SOU PALEO E O TRIGO É BELZEBU DESCIDO À TERRA". É claro que nós sabemos que é o filho do Capeta em forma de glúten, mas a coisa resolve-se com um simples " não vou querer pão obrigado".
Se estiver em modo "estrago", como o mesmo que os outros (vira mais um cesto de broa com chouriço), se não estiver tento o mais discretamente possível fazer as melhores opções e acreditem que mais de metade das vezes, com o "barulho das luzes", ninguém repara :P

É óbvio que podemos estar focados nos nossos objectivos e quem os tem bem definidos precisa de ser mais estrito (dentro de pouco tempo vou fazer um post sobre isso que vai ser extremamente contraditório em relação a este... mas é isso que dá cor à vida), mas não temos de incomodar os outros com o nosso foco. Como exemplo disso deixo-vos com uma frase com a qual me brindou recentemente um amigo meu... 

"Ouve lá, aquela treta que tu escreves no teu blog é tudo tanga não é? Estou contigo quase todos os Sábados e estás sempre agarrado a uma mini. Até já te "apanhei" com um cigarro!!!"

Aparentemente nunca tinha sido chato com ele... mas naquela "evangelizei" o palerma ;)

16 comentários:

CATARINA ANJOS disse...

Muito bom, concordo contigo a 200% !

Stark disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stark disse...

Vdd, amigo! fanático é um porre em qualquer área da vida. Eu procuro seguir a "boa alimentação" em grande parte do tempo, mas se no final de semana minha namorada prepara um pavê de limão...por que não? rs...eu sou livre, não me encham o saco!

Sérgio disse...

Hahaha! Muito bom! Seguir um conceito não implica (nem deve) segui-lo de forma fanática.

InêsN disse...

Odeio fanatismos e por isso Aplaudo o post. Fica só uma correção: se acreditas em "algo" és agnóstico e não ateu (ao contrario do que escreveste) ;o)

Nádia Brazão disse...

Haha muito bom! É isso mesmo! Eu sou 'nutri' (não das bolachas maria); e faço '100% paleo, 80% do tempo'.. Se calhar é o neo-paleo! :) força

Joana Alves disse...

Olá Jorge! :) primeiro comentário que faço num blog e primeira vez que me pronúncio a respeito da paleo, hoje é só estreias! Desde mais queria dizer que conheci a Paleo através do teu blog e eu que sou anti "seitas" e anti dietas, por isso dou-te desde já os parabéns porque me convenceste com a maneira como expões a informação, o excelente trabalho que fazes no blog (com as receitas e artigos) e sobretudo porque és muito engraçado e dá vontade de levar as coisas e adoptar um estilo de vida saudável com a leveza e a facilidade que parece ser para ti. Por outro lado, após conhecer o teu blog quis adquirir mais informações e inseri-me nalguns grupos facebook paleo/whole etc., onde sou mera espectadora, e sinceramente começou a irritar-me um bocadinho. Estamos a assistir ao boom paleo, como já aconteceu com o boom light, o do leite de soja e outros tantos que me passaram ao lado. As pessoas deixam de ver as coisas com clareza e tornam-se autênticos "fanáticos religiosos" que ficam todos excitados porque a fruta tem montes de açúcar e banana tem muitos hidratos de carbono (whhaatt?? passas-te 30 anos da vida a enfardar bigmacs ao pequeno almoço e agora não comes uma banana porque tem hidratos!?). E posto isto fiquei muito contente com este teu post de hoje, porque resume tudo aquilo que penso e sei que não vai mudar os fanáticos mas é sempre bom saber que alguém pensa da mesma forma que nós. Mais uma vez parabéns, espero que continues a ter sucesso com o blog e que inspires pessoas a mudar o estilo de vida sem se tornarem nuns chatos/insuportáveis que não mijam uma vez fora do penico e que olham para a comida em percentagens e não tiram partido do bom que a vida tem para dar (como dizia o outro: a vida são dois dias e o carnaval são três, para mim num desses dois dias tenho de comer uma torrada e beber uma meia de leite!)

Beijinhos, Joana

Sem Aditivos disse...

É isso tudo Stark e Sérgio, a vida torna-se bem cinzenta se assim não for :D

Sem Aditivos disse...

Obrigado Catarina :)

Sem Aditivos disse...

Ui... Bem apanhado Inês, já está corrigido!!! Obrigado ;)

Sem Aditivos disse...

É de "uva da tua casta" que a malta precisa Nádia!!! Esperemos que se espalhe ;)

Sem Aditivos disse...

Obrigado Joana, fico honrado por ser alvo do teu primeiro comentário :D
É verdade, existe de tudo por essa net fora!!! Uns mais permissivos (até de mais) e outros lá está... Fanáticos :P
Eu acho que cada um é livre de seguir o caminho que quer conforme os objectivos que tiver, mas preferencialmente sem chatear os outros ;)

PS: Da minha parte há-de ser uma vez em cada dois meses, mas de vez em quando uma torrada e uma meia de leite é aquela cena ;)

Mônica Fontoura disse...

Tem como passar a receita do pavê de limão? Kkkkkk amo sobremesa de limão. Obrigada.

Papoila disse...

Excelente post. Faz tempo que me preocupa o que como mas não consigo ser fanática em nada. A procura deste equilíbrio alimentar é um caminho que se faz, sempre a acertar e a aproveitar uns bons pecados porque é de muita cor que a vida é feita :)

Sem Aditivos disse...

Sem dúvida Papoila ;)
Mônica, a receita do pavê vai ter de ser a namorada do Stark a dar e não há-de ser nada Paleo, hehehehe :P

viviana garcia disse...

Sempre certeiro e fazedor de gargalhadas :)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.