08/02/15

O FAMOSO TREINO DOS 7 MINUTOS!!!


Na semana passada um amigo meu perguntou-me se já tinha ouvido falar no "Treino de 7 minutos". Um programa "revolucionário", baseado em treino do corpo, que pode ser feito apenas com o auxilio de uma cadeira e que vos deixa "em forma" com apenas 7 minutos do vosso tempo!!! bestial não é? Sim eu já conhecia, vamos falar sobre isso...

Já foi há quase seis meses que eu instalei a App pela primeira vez no telemóvel para testar esta maravilha. Nesta altura já tínhamos o TREINO DE INICIADOS publicado e tínhamos acabado de lançar o Plano de 30 Dias. Eu já era um crente do HIIT (High-Intensity Interval Training ou Treino Intervalado de Alta Intensidade) e foi exactamente esse tipo de treinos que aplicamos no Plano de 30 dias de Exercício. No nosso aconselhávamos intervalos de 50 segundos de exercício com 10 de descanso (o que perfazia um total de 12 minutos por treino), mas com a ressalva de que se estivessem altamente destreinados poderiam fazer intervalos de 30 + 10 (total de 8 minutos de treino). Equipamento necessário? Uma cadeira... estão a ver onde quero chegar?

Ora bem, com o parágrafo anterior eu não estava aqui a dizer que o  "7 minute workout" veio copiar o Sem Aditivos (quem me dera, era sinal que estávamos a ir longe), quero é dizer que fomos "roubar" ao mesmo sitio :D
O programa não é mais do que um treino HIIT baseado em movimentos muito simples e com zero equipamento. Pode ser feito em qualquer sitio e é extremamente pratico de executar. E agora as perguntas a sério. 

- Funciona? É melhor que nada e é um excelente começo. Ajuda a dominar as posturas básicas e mete o metabolismo a "mexer". Mas os próprios autores dizem que funciona melhor se fizerem dois treinos de seguida (ou seja 14 minutos de treino... onde é que já viram isto, hehehehe).

- Ficam "em forma"? Depende do vosso objectivo. Se quiserem ganhar mobilidade e resistência cardiovascular, aos mesmo tempo que perdem umas muito singelas graminhas, sim "ficam em forma"! Se quiserem ficar capa de revista, ou pelo menos um pouco mais musculados/as, nope, não vai chegar.

- Como é que se compara ao nosso Plano 30 Dias? Bem, para começar nós fomos mais honestos, hehehehe, 12 minutos são o mínimo dos mínimos, menos que isso só para iniciados. Oferecemos uma maior variedade de movimentos, mas inseridos dentro de um TREINO SUPERIOR e um TREINO INFERIOR sempre iguais, (a serem repetidos duas vezes por semana para melhores resultados) acompanhados por um treino misto diferente por cada uma das quatro semanas (vejam os quatro AQUI).  
A grande vantagem do "7 minute workout" é que, sendo uma App, permite treinos diferentes todos os dias lançados aleatoriamente, mas sempre baseados nos mesmos 12 exercícios!

- Conclusão: Se não têm pachorra para ver os nossos vídeos e repetir o mesmo treino todas as semanas (embora com mais movimentos), então esta é uma boa opção!!! Podem começar com os 7 minutos mas sugiro que "saltem" rapidamente para os 14 (no espaço de duas semanas, máximo). Não se esqueçam que tal como nos nossos treinos, TEM DE SER A DOER!!! São só uns minutos, por isso tem de dar o vosso máximo e ficar com os pulmões pendurados ao pescoço para que faça algum efeito :P
Se quiserem por músculo nesses ossos, então isto não é para vocês, só vos vai emagrecer, nesse caso precisam é de fazer algo na linha do nosso TREINO DE INICIADOS!!! Não se preocupem, ando a preparar uns vídeos dos meus treinos actuais ;)

Deixo-vos alguns links para que fiquem a saber mais. Um artigo da Time com treino original AQUI, um já a falar do "Advanced 7 minute workout"... que, vejam só, já mete halteres, hehehehe, podem ver AQUI. Para finalizar, já existem uma série de Apps para este tipo de treino, eu testei a da PERIGEE, mas existem muitas mais, escolham uma grátis :D

PS: Obrigado João pelo Heads Up ;)

5 comentários:

viviana garcia disse...

Olá Jorge André! Venho deixar o meu testemunho, pois iniciei-me no HIT através do Sem Aditivos mas, entretanto, instalei a app dos 7 minutes workout. Único motivo: é mais prático carregar no start no telemóvel do que navegar pelos vossos vídeos. Desvantagens: podemos fazer "skip" :D e não tem a música PERFEITA para workout como os vossos vídeos. Resumindo e baralhando, quando não ando em fase preguiças, vou variando entre Sem Aditivos e 7MW. Já agora obrigada pelo trabalho que fazem no blog, continuem em força! :)

Sem Aditivos disse...

Hehehehehehe!!! Obrigado pelo comentário Viviana ;)
Em boa verdade o importante é "que te mexas", hehehe e o maior prazer é saber que a inspiração veio de nós :)

Beijinho!

Nuno Ferreira disse...

Apenas uma ideia. Porque não falarem com uma empresa de programação ou um bom programador freelancer e criarem a app "Sem Aditivos", com os vossos treinos, receitas e dicas? ;-)

Sem Aditivos disse...

Se conheceres alguém avisa Nuno, não ponho de parte, hehehehehe ;)

Sergio Santos disse...

Opa muito importante esse tipo de informação, pois muita gente acredita que somente exercícios de longa duração fazem efeito, e esta mais do que provado que os exercícios de curta duração dão mais resultados. Recentemente tive uma experiência ótima com o queima de 48 horas.

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.