06/01/15

RESOLUÇÃO DE ANO NOVO... PERDER PESO!!!


FELIZ 2015 PESSOAL!!! Cá estamos nós num novo ano e como manda a lei, vamos começar cheios de boas intenções depois de uma "orgia" continua de 15 dias. Chega agora a altura de agarrar nas nossas resoluções de ano novo, ignorarmos o facto de provavelmente as termos feito sobre o efeito de álcool e seguir em frente com elas com determinação. Hoje começamos com a mais típica (e visto que foi a resolução da Filipa, será mais direccionada às senhoras)... perder peso. Vamos a isso...

A Paleo costuma ser uma dieta bastante benevolente para o sexo masculino. Qualquer tipo que se atire a ela de cabeça costuma ter bons resultados em relativamente pouco tempo. Quem nos segue e já experimentou o Plano 30 Dias em casal sabe perfeitamente que a conversa é sempre a mesma "Eu perdi 3kg este mês e o meu marido 7... E AQUELE ANIMAL CONTINUA A BEBER CERVEJA AO JANTAR"... ser mulher é duro, eu sei (a Filipa faz questão de me relembrar diariamente).

Há então algumas dicas para ajudar as senhoras a perder peso mais eficientemente? Há sim senhoras. Vocês vão gostar delas? Provavelmente não. Porquê? Porque para ter resultados mais rápidos é preciso incorrer em "comportamentos anormais", que neste caso significa uma maior restrição. 
A partir deste momento vou partir do pressuposto de que já sabem o que é a dieta Paleo e que inclusive já lhe fizeram um "test-drive", nesta fase já não há margem para "Eu ainda não consigo prescindir do meu pãozinho ao pequeno-almoço", se ainda aí estão passem por AQUI primeiro e experimentem o Plano 30 Dias, senão vão achar que isto é privação mesmo.
Para aqueles de vós que já nos seguem há uns tempos já só é uma privaçãozinha. Têm de passar por ela? Claro que não!!! Não estamos aqui para obrigar ninguém, mas se estagnaram e querem resultados mais rápidos então é conveniente experimentarem. Vamos lá então às dicas, agora é que é:

- Largar por completo os lacticínios. Pois é. Adeus queijinhos (mesmo os mais artesanais de cabra e ovelha), xauzinho ao iogurte grego... ZERO. Vamos eliminar qualquer tipo de açúcar (neste caso lactose) e potenciais inflamatórios, tudo fora.

- Limitar e reduzir os frutos secos. Este também pode doer. Vamos limitar o consumo de frutos secos para os mais simples, como as amêndoas, nozes, avelãs ou castanha do Brasil e eliminar por completo os "falsos frutos secos", como as passas, tâmaras, ou frutas desidratadas, tipo ananás, maçãs, etc. Deixo a porta aberta para os figos e coco desidratados (sem açúcar adicionado, óbvio), coco seco sem limitações, mas os figos um ou dois apenas, duas ou três vezes por semana. Os permitidos, só se tiver mesmo de ser, no máximo dia sim dia não e nunca mais de meia mão cheia deles. Não se esqueçam que a manteiga de amêndoa também conta como porção, hehehehe. Da nossa parte vamos eliminar todos eles e consumir apenas leite manteiga de amêndoa com (muita) moderação ;)

- Limitar e reduzir a fruta fresca. Aqui é que a porca torce o rabo... mas é assim a vida. Ora bem, a fruta tem açúcar, por isso quando entramos na Paleo e cortamos com o açúcar, a  vingança acontece aqui. Isto significa cortar com ela? Não, mas significa restringi-la ao pequeno almoço, meio da manhã, ou ao período, antes do treino, nunca mais de uma ou duas peças por dia (estamos a falar de uma maçã em termos de tamanho) e retirando as mais doces claro está. Ou seja, nada de mangas, bananas, laranjas, melão, ou abacaxi por exemplo. Com regularidade claro, se comerem uma destas uma ou duas vezes por semana não deverá haver problema, mas nesse dia estamos a falar de só uma porção. As mais seguras são frutos silvestres, cerejas, maçãs e pêras, sendo que coco e abacate é à vontadinha. "Ah mas as frutas têm muitas fibras e vitaminas", também os vegetais e não têm açúcar :-/

- Comer muita proteína e vegetais. Abusem dos vegetais, encham-se deles sem culpa nem remorso. Estão a ver a nossa receita de Empadão de Peru? "Ai, já comi demais" demais do quê? Couve-flor? Vinguem-se bem nos vegetais, muitos e variados. E aquele bifezinho de frango? Passa a dois. Vamos aumentar essa proteinazinha para ver se não há fome durante a manhã e a tarde. Carninha, peixinho, ovos sem medo, vamos a isso.

- Simplificar as receitas. Eu sei que na nossa secção de RECEITAS temos muita coisa com um excelente aspecto e que apetece imensas vezes fazer aquele prato que "parece mesmo", mas contra nós falando... simplifiquem!!! É o que vamos fazer também. Menos panquecas, menos sobremesas (mesmo as Paleo, deixem para o fim de semana) e pães paleo e mais ovos mexidos com cogumelos e bife com com feijão verde salteado. Façam qualquer coisa simples, como a nossa Frigideira de Peru, ou variações dela e não compliquem muito. As farinhas de tapioca, mandioca, ou até mesmo de amêndoa, acabam por ser um produto processado... mas em casa e por nós. São melhores que os outros? Óbvio. Mas se o objectivo for a perda de peso vamos voltar aos alimentos simples.

- Cuidado com a batata doce e outros tubérculos Paleo. São hidratos de carbono pesados e apesar de um baixo índice glicemico é preciso avaliar a vossa necessidade diária deles. Por exemplo, se vocês treinarem crossfit (ainda estamos a falar de perder peso atenção) e me disserem que 40 minutos antes do treino lancham uma batata doce, ok, tudo bem. É um treino pesado, faz sentido. Antes de um treino do género do nosso Plano de 30 Dias (mesmo duplo, equivalente ao que a Filipa vai começar a fazer), poderá ser desnecessário, meia banana, ou uma maçã dariam conta do recado. Se não treinarem sequer, ou se for um treino calminho... zero para vocês :P

- Treinem. Ah pois é, pensavam que me tinha esquecido? Como já referi em cima, para quem quer treinar em casa o nosso Plano de 30 Dias de exercício é uma boa hipótese.

- Os básicos do costume. Nada de adoçantes, nada de produtos light ou low fat, comam bem, nada de passar fome, tentem fazer as primeiras 3 semanas "limpinhas" e a partir daí uma ou duas refeições de "estrago" por semana não vos vai matar.

Ufa!!! Acho que para já estamos todos!!! Não se esqueçam, isto são dicas para quem quer perder peso, foi a resolução da Filipa. A minha este ano foi ao contrário, eu quero ganhar peso (em músculo claro) e sobre isso vamos falar noutro post, hehehehehe ;)

10 comentários:

HPPC disse...

Muito obrigada! Estou solidária com a Filipa, excepto que «o meu animal, que era o cético da coisa, já leva quase 9kg a menos e eu não passo dos 3-4!». Há lá injustiça maior? Eu que me esforcei a ler e pesquisar?! De tudo o que está recomendado só há duas coisas que não faço: exercício e não comer queixo. Para o primeiro arranjo desculpas tipo «a escrever a tese de mestrado» e dois putos pequenos que não me dão margem de manobra; para o segundo a desculpa é «essa vai ser a mais difícil de todas!!!!!!!!!!». Eu amo, adoro, idolatro, venero e devoro queijo. E «o meu animal» também, o que torna a coisa ainda mais injusta. E dá mais facadas que eu na dieta. E nem uma manteiguinha se pode comer?? Mas enfim, temos que mudar alguma coisa para obter resultados e acho que a Filipa vai ter um excelente apoio porque é o «animal das cavernas» ao nosso lado que nos empurra para a frente. ;) Go FILIPA, goooooooooo!! :D

Carolina Santos disse...

Estou nessa! Já estava na linha mas sem estas "novas" restrições!
Ai 2015, és meu! És és!

Sem Aditivos disse...

Hahahahaha!!! É duro HPPC, eu também adoro queijos e para os meus objectivos nem precisava de parar de comer, mas para apoiar a Filipa e tentar melhorar as minhas alergias vou passar o sacrificio, já o fiz durante uns meses e não foi assim tão mau :)
Já o exercício toca a mexer, temos muitas/os leitoras/os que também têm filhos e não é desculpa, hehehehehe. Vai ao plano de 30 dias e faz ps treinos que lá estão, de inicio reduz para series de 30 segundos e no total só duram 8 minutos por dia, não me digas que não tens 8 minutos!!!
A Filipa manda-te um beijinho e agradece o apoio :D

Sem Aditivos disse...

Bora, bora Carolina... É TUDO NOSSO!!!! :D

Joana disse...

Boa sorte Filipa! Uma questão relativamente a estas restrições.. Cortando na fruta e nos frutos secos, qual a vossa sugestão para os lanches do meio da manhã e da tarde?

Beijinhos e bom ano para os dois!

Sem Aditivos disse...

Olá Joana, a Filipa agradece ;)
De manhã nada, o ideal é comer o suficiente ao pequeno almoço para não ser necessário. À tarde, embora seja admissível uma peça de fruta se treinares, o ideal é proteína. Temos na parte dos snacks, nas receitas, uma carne assada de peru, mas também pode ser um ovo cozido, umas fatias de salmão fumado, ou presunto, ou até uma lata de atum em água!!!

Margarida Ramos disse...

Olá olá... Em primeiro lugar tenho a dizer que sou vossa fã e obrigada por todos os conselhos que vocês dão. Eu ainda não aderi a 100% à dieta paleo falta-me retirar o queijo e o arroz. Tenho feito o vosso plano de treino 5 dias por semana onjugado com aulas de crossfit. O meu objetivo não é perder peso mas sim ganhar massa muscular. A minha dúvida é: o que comer antes e após o treino? Nunca sei o que comer :/ obrigada :)

Sem Aditivos disse...

Olá Margarida, obrigado ;)
O ideal é apostar em hidratos bons antes do treino (uma banana verde, ou uma batata doce 60 a 40 min antes do treino, podes misturar alguma gordura como manteiga de amêndoa com a banana ou azeite na batata) e proteína no pós-treino (uma lata de atum em água, umas fatias de carne assada de perú, uns ovos cozidos, eu normalmente janto logo a seguir).
Dá uma olhada nos post "gémeo" deste ;)

http://www.semaditivos.com/2015/01/resolucao-de-ano-novo-ganhar-peso.html

Rita disse...

Olá! Tenho lido o vosso blog e estou tentada a fazer esta dieta :)
Já sigo uma dieta low carb, esta implicaria umas quantas alterações, no entanto tenho algumas questões.
Como podemos "adocicar" o café, se não se pode colocar adoçante?
Pode-se comer fiambre? A minha questão deve-se a que podemos comer presunto e bacon, porque não o fiambre?
Amendoins pode-se?
Obrigada por todas as receitas e dicas.
Rita

Sem Aditivos disse...

Boas Rita,

Olha, o meu conselho é que não "adociques", a adaptação ao café simples é muito mais rápido do que a maior parte da malta pensa, mesmo quem diz o "impossível", hehehehe. Já muita gente me fez a mesma pergunta e adaptou-se fácil ;)
Se olhares para os ingredientes do fiambre percebes logo porque não é permitido. Presunto de Parma (que é o que aconselho) é carne de suíno e sal, bacon (costumo comprar da Espina, no Pingo Doce) pode ter conservantes, mas não deixa de ser carne, fiambre... se tiver 60% de carne é uma sorte e na sua maioria são vísceras e peles trituradas e agregadas com geleia e cheio de açúcar para dar sabor... é verdade :-/
Amendoins são leguminosas (e não frutos secos, como muita gente acha) por isso tecnicamente não!

Beijinho ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.