29/01/15

"ARROZ" DE FRANGO COM AÇAFRÃO



Esta é das minhas. Rápida, fácil, com mau aspecto, mas com aquele gostinho a petisco de tasca que só os homens conseguem na cozinha. Preparem-se para aquele vocabulário de receita de residência de estudantes.


Ingredientes (4 pessoas)

500g de peito de frango picado
1 couve-flor média
1 cebola
1 alho francês
1/4 de chouriço de carne (sem açúcar adicionado)
4 dentes de alho
8 tomates secos
1 piri-piri seco
2 colheres de sopa de óregãos secos
4 colheres de sopa de açafrão (que é como quem diz por à gordo que o bicho é anti-inflamatório)
sal a gosto
azeite

Preparação

Picar à bruta (se quiserem no processador, mas eu corto tudo ao facalhão sobre a tábua) a cebola e os alhos descascados, o chouriço, o piri-piri e os tomates secos. Colocar tudo a refogar com bastante azeite numa frigideira beeeem grande.
Entretanto pica-se a couve-flor crua (mais uma vez podem passar ao processador) bem fininha, "tipo arroz" e corta-se o alho francês em rodelas finas.
Assim que a cebola fique loura junta-se a carne ao refogado e tempera-se com o sal, o açafrão e um pouco mais de azeite. Envolver tudo, deixar cozinhar 10 minutos destapado em lume brando e ir mexendo de vez em quando.
Toca a juntar a couve-flor e o alho francês e envolver tudo até a couve ficar alaranjada (um pouco mais de azeite se necessário). Tapar e deixar cozinhar mais 10 ou 15 minutos, até a carne a  couve estarem prontas.

Feito. Por num prato de sopa, comer à colher em frente à TV e lamber as beiças no final :P

6 comentários:

mariska disse...

Parece-me muitoooo bem..! Já costumo usar muitas vezes a couve-flor como acompanhamento, comecei por seguir a sugestão do Livro Cérebro de Farinha, na parte das receitas está a sugestão de "Cous cous de couve-flor" e é optimo! pico a couve-flor, dantes fazia no ralador e dava muito trabalho, agora meto mesmo na picadora :p depois um dentinho de alho picado e mais 1 ou 2 esmagados junta-se ao no azeite na frigideira..Quando está quente junto a couve-flor, umas amêndoas laminadas, temperar com sal e pimenta a gosto, e no fim juntar um pouquinho de queijo ralado, dar mais uma voltinha e está pronto! É muito bom :) :)

Sem Aditivos disse...

Ui, parece-me excelente Mariska!!! Neste momento estou a tentar cortar os lacticínios outra vez, mas tudo o resto parece óptimo :P

Filipa disse...

"órgãos secos"?

Onde se arranja?

Obrigada e parabéns pela página :)

Sem Aditivos disse...

Hahahahaha!!! Erro meu Filipa, queria dizer oregãos, está corrigido, obrigado ;)

Teresa (Miss Healthy) disse...

Eu só me pergunto se isto dará com brócolos, porque a couve flor deixa a minha barriga zangada. Muito zangada.

Sem Aditivos disse...

Quase de certeza que sim Teresa!!! Não fica com aspecto de arroz, mas fica "amarelinho" e de certeza que há-de saber lindamente na mesma ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.