09/10/14

MITOS E LENDAS - "PESOS NÃO, QUE NÃO QUERO CRESCER"


E cá estamos de volta à nossa rubrica de "Mitos e Lendas". Desta vez temos o papão da musculação e dos efeitos que as pessoas acham que tem nos seus corpos. Para vos estragar o final... TOCA A FAZER MUSCULAÇÃO... pronto. Agora querem saber porquê? Toca a ler...
 
Há daquelas frases feitas que nos dão vontade de agarrar malta pelos colarinhos e esbofeteá-los até nos sair a pele das mãos. Para mim, uma delas é esta:
 
 "Ai, eu só quero perder peso, preciso é de cardio, musculação não que eu não quero ficar grande, odeio aqueles corpos ultra musculados" 
 
Só de a ter escrito já me apetece esbofetear-me a mim próprio. Vocês têm noção do GIGANTESCO INSULTO que isto representa? Fazem ideia de como é difícil ganhar massa e definição muscular?
É praticamente uma profissão que requer uma entrega total e envolve treinos altamente cuidados, grande parte das vezes bi-diários e um plano nutricional absolutamente milimétrico, normalmente de uma dificuldade extrema!!! Por isso, proferir esta frase acaba por ser o equivalente a :
 
"Ai, eu só vou ler a lombada, o livro todo não que ainda me arrisco a um Doutoramento"



Em cima temos os actuais campeões de Crossfit (2014), a Camille Bazinet e Rich Froning. Vamos ignorar se os acham "bonitos" ou não. Acham que vão ficar assim a fazer musculação no ginásio ou até Crossfit três vezes por semana? NOPE. Nem que tivessem o melhor Personal Trainer do mundo a fazer sessões privadas meus amigos!!! E acham que conseguem resultados destes com uma amanhada em casa e sem suplementos? NOPE. Nem que seja uma dieta Paleo amanhada em casa (como a minha). 
Estes atletas são acompanhados por nutricionistas desportivos e seguem regimes controladissimos. Já vos tinha dito antes e repito... para "resultados anormais" temos de ter "comportamentos anormais"!
Antes que vocês digam "mas lá no ginásio há um tipo...", malta, até os amadores que vemos às vezes nos ginásios com aspecto semelhante a estes meninos já têm noções muuuuito avançadas de nutrição e desporto e dedicam grande parte do seu tempo a isso (ou então têm 20 anos e metabolismo a bombar, hehehehe).
 
Minha gente... EU TREINO 3 A 4 VEZES POR SEMANA (mais 3 que 4), com meia dúzia de treinos caseiros e sigo uma "dieta paleo amanhada em casa"!! Daí ter o que eu considero um físico normal!!! Não sou gordo, não sou magro e tenho alguma definição muscular.
Por isso não tenham receio de levantar uns pesos 3 vezes por semana, por que o físico daqueles senhores e senhoras não é naaaada fácil de alcançar (infelizmente para muitos... aqueles que a malta que profere aquela frase insulta, hehehehe). Se fizerem musculação não vão ficar umas "bichezas" de todo o tamanho, vão ficar... normais!!! Só correr ou fazer zumbas também não chega maltinha :D
 
Vejamos as coisas deste prisma, os nossos corpos foram feitos para usar os músculos e nós passamos 70% do nosso dia sentados numa cadeira de escritório!!!! Os nossos antepassados (e não falo só do paleolítico, pensem nos nossos avós, ou bisavós) estavam em constante movimento. Andavam a pé, cavavam, carregavam coisas, subiam a árvores, coisas que exigiam trabalho muscular. Correr? Sim, se fosse mesmo necessário, mas distancias curtas e durante pouco tempo, porque estavam atrasados, ou para fugir (no paleolítico aos predadores, os nossos avós à policia... ou ao rolo da massa da mulher). Não era decididamente esse o foco da sua actividade física. Mas sobre esse tema ainda outro post virá.
 
Por isso, da próxima vez que forem ao ginásio digam ao vosso treinador "bora lá fazer um ferro", se treinarem em casa comprem uns pesos e experimentem o nosso TREINO DE INICIADOS... eu prometo que faço uns treininhos novos para breve ;)

2 comentários:

Manu World disse...

Claro...e o meu corpinho danone está practicamente como os dois meninos ai do post....aliás se fechar o meu olho direito está igualzinho!!
:D

Sem Aditivos disse...

Hehehehehe!!! Mas é impressionante a quantidade de meninas que acha que corre o risco de ficar assim se pegar num pesito de 3kg "colega" :P

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.