05/09/14

"NACHOS" COM CARNE PICADA


Esta foi uma daquelas receitas que dá imenso gozo. Começámos a tentar fazer uma coisa completamente diferente e vai que vai... deu em Nachos!!! Mas Paleo Nachos, atenção ;)

"Nachos":

- 120g de farinha de amêndoa (ou amêndoa moída no processador)
- 60g de farinha de araruta
- sal
- 1 colher de sopa de oleo de coco derretido (ou azeite para quem não tiver)
- 2 ovos há temperatura ambiente (tirem mais cedo do frio)

Carne picada:

- 500g de carne vaca picada
- 2 colher de sopa de óleo de coco (para cozinhar)
- 2 colheres de sopa de coco ralado
- 1 cebola
- 1/2 pimento verde
- 2 dentes de alho 
- 4 colheres de sopa de polpa de tomate (sem aÁ˙car)
- 1 piri-piri seco (jindungo)
- 1 colher de chá de paprika
- 1 colher de chá de cominhos
- 1 colher de chá de canela
- sal e pimenta



Preparação nachos:

Pré aquecer o forno a 160º.
Numa tigela juntar a farinha de amêndoa, de araruta e o sal. Adicionar o óleo de coco e misturar bem. Fazer um buraco no meio do preparado e partir os ovos lá para dentro. Começamos por bater os ovos ao centro e vamos "alargando" até incorporar toda a massa e esta ficar uniforme. Levar 5 minutos ao frio.
Estender a massa sobre uma folha de papel vegetal com a espessura que se vê na foto. Nós não fizemos, mas se quiserem os nachos mais perfeitinhos, podem fazer uns golpes não muito profundos na massa com o formato que querem que tenham (triângulos, por exemplo). Levar ao forno cerca de 20 minutos. Deve ficar estaladiço, mas vão vigiando porque tem tendência a queimar rapidamente.

Preparação carne:

Num processador picar a cebola, o pimento, o alho e o jindungo. Numa frigideira colocar o óleo de coco e com ele refogar a mistura adicionando os temperos restantes. Juntar a carne e a polpa de tomate e cozinhar até ficar pronto, cerca de 10 minutos. Desligar o lume e juntar o coco ralado. Vai parecer um pouco seca, mas acreditem que não ;)

E pronto, agora é só partir os nachos, colocar numa tigela e servir com a carne (podem comer quente ou fria, fica boa das duas maneiras). Também podem usar estes "nachos" para acompanhar o GUACAMOLE E PICO DE GALLO!!!

4 comentários:

claudia silva disse...

Boa tarde,

como sou alérgica a todos os frutos secos (até alimentos que apenas contêm vestigios..) qual a alternativa à farinha de amêndoa e similares?

Sem Aditivos disse...

Boas Cláudia, low carb só a de coco, se não estiveres em perda de peso não te preocupares com uns hidratos bons, tens de araruta, tapioca, mandioca, ou até fécula de batata (por ordem de menos para mais hidratos);)

Gabriela Quintana disse...

Olá!
Eu não encontro farinha de araruta aqui na região do Brasil. Como posso substituí-la?

Abraço! :D

Sem Aditivos disse...

Olá Gabriela,

Não sei bem! A araruta é muito boa para "ligar" massas sem gluten e o problema é substituir esse efeito, mas podes tentar com amêndoa :-/

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.