30/09/14

MAÇÃ DESIDRATADA - COMPRAR VERSUS FAZER


O titulo deste post bem que podia ser "preguiça versus trabalho", mas vá, vamos chamar-lhe "conveniência" para nos sentirmos todos melhor, hehehehehe!!! Esta tem sido uma pergunta que já muitas vezes nos fizeram e já estava mais que na altura de dar uma resposta. Vamos lá a isso...

Como muitos de vocês sabem somos os alegres proprietários de um desidratador de comida (leiam A MINHA COZINHA). Foi uma daquelas compras de impulso, logo quando começámos com este estilo de vida e que em dois anos foi usado aí umas 10 vezes. Loucura.
Tem servido basicamente para duas coisas, desidratar carne (beef jerky), ou maçãs!!!

Ora bem, maçãs desidratadas são um pequeno pedaço de paraíso. É das melhores coisas para se comer a ver um filmezinho e uma excelente alternativa ao lixo nuclear que são as pipocas do cinema. É claro que também É PRECISO MODERAR, afinal é fruta e depois de desidratada ainda fica mais saturadinha de frutose, mas faz bem melhor que um pacote de gomas ou batatas fritas.
Eis senão quando começam a aparecer no mercado maçãs desidratadas!!! Começámos então a fazer contas. Se tivermos de comprar maçãs, lavar, descaroçar e passar à mandolina (vejam de novo o post A MINHA COZINHA, é a cena cor de laranja que serve para... cortar cenas), dispor nos tabuleiros do desidratador e deixar o "animal" a bombar 12h, normalmente durante a noite. Só isto é uma carrada de trabalho, para não falar dos gastos de energia, que sinceramente nunca me dei ao trabalho de contabilizar e da compra do desidratador (para quem ainda não comprou, o mais barato fica à volta de 60 biscas).

Resultado? Acabamos por comprar já desidratada no super :P
Quando estamos na época das maçãs (agora) e nos oferecem um ou dois caixotes, é óbvio que limpamos o pó ao desidratador e siga uma ou duas fornadas, mas no geral optamos pela... "conveniência".
Em resposta a quem já nos perguntou no blog, das marcas que existem hoje à venda a nossa preferência recai sobre a FRUUT. As razões são simples, é das mais baratas, é produzida em Portugal e com maçãs portuguesas e principalmente pelos ingredientes... maçã... só... coisa que nem sempre acontece nas outras marcas, leiam SEMPRE os ingredientes!!!


Alegações finais. Nós só secamos maçãs quando são oferecidas. Já experimentámos secar bananas, abacaxis e é confrangedor ver uma abacaxi inteiro, ao preço que custa, reduzido a uma ou duas mãos cheias de "snack". Quando nos são oferecidas talvez compense (cada fornada dá cerca de um saco e meio, a dois da Fruut) e a única vantagem que me consigo lembrar em relação às de compra é que ficam mais bonitas (as caseiras são as da tigela da direita na foto em cima) porque não andaram aos trambolhões em transporte, mas em contrapartida saem menos estaladiças. Ou seja, se é só maçãs que vão secar, os 60 euros do desidratador dão para muito saquinho de compra. No dia em que fizerem "beef jerky" tuga e sem aditivos ponho o meu no OLX :D

4 comentários:

dietaparatotos disse...

Eu gosto da Fruut para comer quando me dão aquelas ânsias de algo doce!
Já li que também dá para desidratar no forno, mas não confirmo nem desminto porque nunca experimentei.
Tão viciante como pipocas!

Sem Aditivos disse...

Também já vi algumas receitas no forno, mas tens de colocar um utensílio na porta para que ela se mantenha aberta e faço ideia da electricidade que se gasta numa brincadeira dessas :-/

golfinho disse...

Eu já desidratei no forno e ficam melhores que as de compra, só que ter o forno a funcionar 5 h sai caro

Sem Aditivos disse...

É o que me parecia golfinho!!! Com o desidratador nunca vi quanto gasto, mas entre o trabalho que dá é o preço das maçãs (quando não são oferecidas) acaba por compensar comprar.

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.