16/06/14

A BURRICE NÃO É EXCLUSIVA... E EU SOU MEMBRO DO CLUBE :D


Comecei este Blog com a promessa de que não ia mentir, que vos ia sempre contar o que fazia bem ou mal e o que resultava ou não comigo. Não me ia armar numa espécie de maníaco religioso com o disco riscado, mas sim relatar-vos a minha experiência tal como ela é. Hoje deixo-vos com uma confissão do fim-de-semana para vos mostrar que também erro... à grande. Vamos lá então perceber a "foto de capa"...

Escrevi isto hoje, num par de minutos a seguir almoço, para que saia ainda esta noite. A foto do post foi tirada neste preciso momento. O que significa? Adivinharam!!! Estou com uma crise de rinite alérgica à antiga, a debulhar lenços de papel como se não houvesse amanhã e só não estou pior porque ontem à noite, antes de dormir, desisti e tomei um anti-histamínico.

Como sabem, durante o tratamento as minhas alergias regrediram imenso. Deixei de tomar cortisona um ou dois dias antes de ir para o Vietname, por lá andei operacional, mas na viagem de volta tive uma crise que me rebentou cinco ou seis maços de lenços só no avião.
Desde então tenho estado na dúvida sobre qual será o problema. Será o facto de já não estar a tomar cortisona (que pode ter "mascarado" os sintomas da rinite), ou será que ainda venho com "a tripa desarranjada das Ásias"??? Uma vez que não quero voltar à cortisona tenho apostado na segunda e efectivamente, desde que comecei com os probióticos e acertei a dieta, tenho estado melhor.

Então porque é estou neste estado? Porque aqui o vosso amigo, quando quer, É UMA BESTA QUADRADA!!!
Como os/as caríssimos/as podem aferir pela página de Facebook do Sem Aditivos, no sábado à noite frequentámos um arraial. O que começou por ser um jantar de boas escolhas (porquinho assado, sardinhas, umas saladas para acompanhar), regado por um ou dois copos de vinho inofensivos, descambou (muito) rapidamente nuns quantos gins tónicos que prontamente me toldaram o discernimento e derraparam em duas taças de mousse de manga, uma de arroz doce, duas fatias de bolo e, la piece de resistance, dois cigarros!!! Espectáculo!!!
Já diz o ditado que cada um tem aquilo que merece e em vez de uma tradicional ressaca, fui brindado por um valente pontapé nas trombas por parte da minha rinite alérgica, que me fez andar a fungar o primeiro dia de praia inteiro e que terminou à noite em desespero total.

Já estou melhor, mas foi de tal maneira que até o treino teve de ser remarcado para amanhã. Resolvi falar novamente com o Alexandre (o meu amigo nutricionista, ver NUTRIÇÃO e NUTRISCIENCE) e tentar reforçar ainda mais o "combate ao bicho". Na opinião dele (reforçada pelo facto de eu ter estas crises mais violentas quando exagero estupidamente) o problema está na permeabilidade intestinal, ainda diminuída pelas belas iguarias asiáticas, assim sendo há que continuar com os probioticos e provavelmente suplementar com Glutamina e ZMA para melhorar os resultados!!! Não se preocupem, vou comunicando os avanços (ou retrocessos).

Resta-me finalizar com uma nota mais positiva. Eu opto por partilhar estas coisas com vocês porque preciso que saibam que sou um "gajo como outro qualquer", também cometo disparates e faço más escolhas!!! Agora uma coisa é certa, quando as faço, assumo-as, aceito-as e ultrapasso-as... baixar os braços é que não. Se também "derraparem" voltem SEMPRE para cima do cavalo, nunca pensem "já estraguei isto tudo, mais vale desistir", levantem-se e para a frente é que é caminho ;)

9 comentários:

Anónimo disse...

Este é o Jorge a que nos habituámos. Votos de rápidas melhoras, mesmo. Agora "sobe no cavalo" e prá frente é o caminho. ;)Pipoca LINDA - Saudável e Fit

Joao Forte @ Blog disse...

Olha uma coisa que me trouxe grandes melhorias em relação às alergias foi a vitamina c em pó aconselhada pelo meu pt... Até o meu filhote já toma e com resultados brutais... Abraço

Sem Aditivos disse...

Obrigado Pipoca, sabes que deste lado o desespero dura pouco ;)
Consegues dizer-me a marca João? Tomam todos os dias?

wwwserdanatureza.blogspot.com disse...

Boa tarde

Venho deixar o meu comentário, como experiência pessoal e como fitoterapeuta. Sofri durante longos anos de rinite alérgica ao ponto de ficar com asma. Fiz duas mudanças na minha alimentação, deixei de consumir carne e deixei de consumir leite de vaca e seus derivados. Nunca mais tomei um anti-histaminico na vida e quando tenho uma crise como tive ontem (muito raras) tomo vitamina C, equinacea e faço uma maior consumo de frutas.

Atentamente
Alexandra Gomes

Sem Aditivos disse...

Boa tarde Alexandra. Os lacticínios larguei durante muito tempo, tentei reintroduzir alguns queijos artesanais de cabra e ovelha mas vou retirar de novo e testar a situação. Tenho estado bastante melhor com os probióticos mas já várias pessoas me falaram da vitamina C. Estou bastante tentado a experimentar!!!

Carolina Albuquerque disse...

A Vitamina C que eu tomo (uma colher de chá) é o camu-camu, da iswari compro no celeiro http://pt.iswari.net/Loja/tabid/63/ProdID/9/camu.aspx; e sinto-me bem, misturo nos batidos, ou iogurtes que ainda não consegui deixar!evito os anti-histaminicos a td o custo,às vezes é difícil.

carolina

Sem Aditivos disse...

Obrigado Carolina, vou ter de experimentar ;)

Isa disse...

Eu chamo atençao para os aditivos da alimentacao. Os sulfitos em particular estao associados a sintomas respiratorios como asma e rinite alergica. A minha filha nao tem uma crise de asma desde que deixou de consumir alimentos com sulfitos, ha 1 ano que nao tem uma crise. Nao foi nada facil pois eles parecem estar em todo lado, incluindo alimentos aparentemente saudaveis como frutos secos e marisco congelado. Leia a lista de ingredientes nas embalagens e logo ve.

Sem Aditivos disse...

Obrigado Isa, normalmente tenho o cuidado de ler sempre os ingredientes e são poucos os alimentos de pacote que "deixo passar", mas vou tentar estar mais atento aos sulfitos ;)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.