24/03/14

PATO ASSADO NO FORNO



Ui patinho!!! Quem é que não gosta de patinho? Apanhámos em promoção e nem pensámos duas vezes... Pato assado num forno!!! Um mimo, dá para 6 pessoas, por isso a nós rendeu-nos mais umas quantas refeições feitas com os restos e com a gordurinha... eu depois deixo a receita desses também ;)

Ingredientes (6 pessoas):

- 1 pato inteiro
- sumo de 1 laranja
- sumo de 1 limão
- 1/2 limão
- gengibre fresco ralado
- 1 piri-piri seco (jindungo)
- sal e pimenta
- 1 raminho de alecrim e outro de coentros
- azeite




Preparação:

Tenham a certeza de que o bicho está bem "depilado" e eviscerado (às vezes o Sr. talhante esquece umas coisitas lá dentro, hmmmm).
Esfregrar o pato com o 1/2 limão e de seguida com sal... tratamento VIP.
Colocar num pirex com peito para baixo prontinho para a marinada.
Fazer a marinada com o sumo de laranja, de limão, o gengibre, o jindungo esmagado, pimenta e azeite. Misturar tudo e deitar sobre o pato.
Cobrir o pirex com película aderente e levar ao frigorífico 1 hora no mínimo.
Pré-aquecero forno a 170º.
Retirar o patinho do frio (acabou-se o SPA), rechear com os raminhos de alecrim e coentros, e colocar num tabuleiro de forno com o peito para cima. Deitem fora a marinada.
Levar ao forno cerca de 2 horas até estar corado. Façam um ou outro corte profundo para ter a certeza que está cozinhado, senão, de volta ao solário!

Dica 01: Guardem a gordura que ficou no tabuleiro num frasco e coloquem no frio (deve durar cerca de 8 dias), usem-na depois para cozinhar vegetais, ou outras carnes em substituição do azeite, fica de sonho!!!

Dica 02: Se for para "consumo interno" comam as pernas, coxas e asas nas primeiras refeições e reservem o peito para outras núpcias. Fatiem-no como fizeram à carne de peru assada e vão ter material para várias refeições, lanches e afins ;)

3 comentários:

Carla Santos disse...

Um ar delicioso!!!!! Será para reproduzir cá por casa. Obrigada pela sugestão.

bimbolica sem cura disse...

que bom ! adoro pato !

Sem Aditivos disse...

Hoje foi a segunda vez que fizemos e correu ainda melhor, vale a pena :)

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.