04/04/14

PÃO DE BANANA


Mais um pão "falso" para a colecção. Este vale bem a pena. Para além do sabor não tem frutos secos, o que significa que não mexe com o rácio diário de uma mão por dia . Bem bom, experimentem no dia a seguir torradinho, com manteiga de amêndoa ou com uma fatia de presunto para o agri-doce!!!

Ingredientes:

- 4 colheres de sopa de azeite (ou 4 colheres de óleo de coco derretido)
- 6 ovos
- 2 colheres de chá de extracto de baunilha
- 3 bananas
- 40g de coco ralado
- 3 colheres de sopa de coco ralado para polvilhar o topo da massa
- pitada de sal
- 4 ou 5 nozes (opcional)




Preparação:

Pré-aquecer o forno a 180 graus.
Numa tigela grande misturar o sal, os ovos e a baunilha. A isto junta-se o azeite (ou óleo de coco) e envolve-se. Juntar o coco e as bananas migadas. Misturar bem para não deixar grumos. Nesta altura (se quiserem), triturem as nozes em pedaços grandes e espalhem pela massa só pela piada ;)
Deitar a mistura numa forma de pão inglês. O fundo da nossa tem cerca 23 por 8cm, não convém ser maior que isto senão o pão vai ficar muito baixinho!
Polvilhar com coco ralado e levar ao forno cerca de 60 minutos, tendo em atenção que se o topo estiver a queimar muito rápido convêm tapar a forma com papel de alumínio.

Quando arrefecer retirar da forma e colocar sobre uma grelha (que permita ventilar por baixo) a arrefecer. Conservar no frigorífico para manter a textura.




Dicas:

Para comer simples pode ser com manteiga de amêndoa, presunto, salmão, o que quiserem.
Podem "torrar" numa tostadeira, ele é demasiado mole para ir à torradeira, e depois comer com manteiga dos Açores (a manteiguinha derretida em cima até faz chorar), ou então fazer uma tosta com queijo de cabra e presunto... já me estou a babar só de pensar!!!

57 comentários:

xeboilinha disse...

E o bolinho está no forno....depois conto como correu.

Sem Aditivos disse...

Quero foto ;)

Saudável como um pêro, sem desespero disse...

Esta receitinha parece-me muito bem para começar o dia! :)

Vou tentar fazer um dia de paleo, a ver como me corre ;)

Sem Aditivos disse...

Este é até agora o melhor pão Paleo que experimentámos, no entanto, como nem sempre há vontade para o fazer ao fim de semana, os pequenos almoços oscilam entre ovos, batidos ou fruta com manteiga de amêndoa e umas fatias de presunto!!!
Um dia??? Só??? Uma semaninha pelo menos ;)

Saudável como um pêro, sem desespero disse...

eheheh, vou tentar! ;)

Saudável como um pêro, sem desespero disse...

Como vi que o polvilho doce é permitido pode ser que seja mais fácil! Sugestão para substituir as 3 colheres de coco ralado? Não tenho que chegue!

Sem Aditivos disse...

As 3 colheres de coco são só mesmo para polvilhar por cima, por isso não é essencial. O Luís Alvoeiro, que já fez umas receitas para o Blog, sugeriu uma alteração, triturar uma mão de nozes e misturar na massa, ainda não experimentei mas soa-me muito bem :)

PS: Não percebi o que é "polvilho doce"? Foi o auto-correct? Será batata doce?

Saudável como um pêro, sem desespero disse...

Parece-me uma boa sugestão! :) Vou experimentar!

O polvilho doce é farinha de mandioca. Vi aqui que era um dos alimentos permitidos (a mandioca) http://bsbcrossfit.com/paleo-a-dieta-oficial-do-crossfit/

Sem Aditivos disse...

Ah, ok!!! Nunca tinha visto essa definição. Sim, a farinha de mandioca é permitida, mas para quem quiser perder peso (ou para quem não seja fisicamente muito activo) não é das melhores opções. Normalmente apostamos mais nas farinhas de coco, frutos secos e já fizemos umas experiências com a de araruta!!!

Saudável como um pêro, sem desespero disse...

Desconhecia a farinha de araruta! Vou ter de investigar isso, como deve ser. Obrigada pelas dicas :)

Também já me abasteci de frutos secos (só os amendoins é que reinavam lá em casa) para fazer umas experiências!

Vou tentar incluir mais alimentos naturais, mas vou manter a aveia. Li este artigo sobre o assunto, que considero muito bom ;) http://www.fat-new-world.com/2011/09/aveia-e-paleo.html

Sem Aditivos disse...

Conheço bem o Blog do Sérgio (também sou um leitor assíduo, é muito bom) e ele é amigo do Alexandre Azevedo, o nutricionista que me acompanhou no inicio. Eu também não sou extremista (até porque tenho os meus fins de semana de disparate, heheheh) e também não gosto argumento do "porque não". Ele toca num ponto fundamental... os atletas!!! Eu não ingiro aveia porque não me considero um atleta e a treinar 3 a 5 vezes por semana nunca senti que precisasse de mais hidratos que os provenientes da fruta e vegetais (a mesma coisa com os suplementos no geral), assim sendo não costumo colocar nas minhas receitas, mas por principio não tenho nada contra ;)

Sem Aditivos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Saudável como um pêro, sem desespero disse...

Acho que o importante é sentirmo-nos bem com as nossas escolhas! ;)

E que isso se reflicta na nossa saúde, conforme é o caso!

Cláudia Esteves disse...

vou fazer hoje :) The Healthy Fit Way

Sem Aditivos disse...

Depois deixa uma fotografia no Facebook Cláudia/ The Healthy Fit Way!!! Espero que gostes ;)

Dinácia disse...

Como conseguem que o vosso pão cresça? Segui a receita e ficou mais baixinho que uma omelete :(

Sem Aditivos disse...

É normal que o pão fique baixinho Dinácia (como podes ver pela dimensão das fatias na foto), mas a receita que está no Blog deu origem à imagem que a acompanha.
Algumas das pessoas que já fizeram acrescentaram uma banana (o que pode ajudar) e depois é importante que a forma seja parecida com a que mostramos. Se for maior vai espalhar demais a massa. A nossa tem um fundo com cerca de 23X8cm ;)

Dinácia disse...

Obrigada pelas dicas, hei-de experimentar outra vez.
Se bem que a espécie de omelete ficou boa e marchou à mesma ;)

Anónimo disse...

Mas tem muitas calorias e HC não tem? :s

Sem Aditivos disse...

Caro/a "Anónimo", eu sei que essa é uma preocupação que muita gente tem, mas no estilo de vida (ou dieta se preferires) que sigo "calorias" é uma palavra que não existe. Quanto a hidratos de carbono, no geral só evito os complexos (massa, arroz, pão e cereais no geral, sejam integrais ou não), não me preocupo com os provenientes de frutas e vegetais. No entanto aconselhava-te a ler as partes da "nutrição" e "sobre" do Blog se queres ficar a saber mais ;)

http://cemaditivos.blogspot.pt/p/alimentacao.html

http://www.semaditivos.com/p/o-blog.html

Cátia Alves disse...

Acabei de fazer o pão e provar.. é óptimo!!! mas eu nem preciso de colocar nada no "pão".. isto pra mim é um belo de um bolo "sem culpa" eheheh :)

Sem Aditivos disse...

Hehehehe!!! Sim, é quase um bolo Cátia e dá para fazer umas experiências e tudo!!! Já houve quem juntasse passas, outros frutos secos, maçã aos bocados e até 2 ou 3 quadrados de chocolate 70% triturado ;)

Rita CutxieCutxie disse...

Vou experimentar, parece delicioso!

André L disse...

Boas. Extrato de baunilha é o mesmo que aroma de baunilha (http://www.continente.pt/stores/continente/pt-pt/public/Pages/ProductDetail.aspx?ProductId=2591838)?

Abraço

Sem Aditivos disse...

Boas André. Eu cheguei a usar desse, como era só uma colherzinha de nada não me chateava muito, mas está carregadinho de porcarias :P
Acabei por comprar um natural pela Amazon, mas ah quem não ponha e substitua por uma ou duas colheres de canela e dizem que fica igualmente bom ;)

André L disse...

Obrigado. Vou experimentar ;)

Carolina disse...

Dá para substituir a banana por outra fruta qualquer ?
É que não gosto de banana :S

Sem Aditivos disse...

É difícil Carolina :-/
A banana serve de base a diversos pães, bolos e panquecas Paleo porque lhes dá elasticidade e textura para além do sabor. Mas se queres uma alternativa de "pão", tens esta receita ;)

http://www.semaditivos.com/2014/03/pao-de-frutos-secos-e-sementes.html

HPPC disse...

Olá, boa noite. Acabei de fazer o meu pão de banana com nozes e ficou ótimo, apesar de não ter seguido a receita à risca. Coloquei a mesma quantidade de farinha de côco ao invés de côco ralado, não coloquei a baunilha, e coloquei uma colher de bicabornato de sódio. Coloquei as bananas e umas poucas nozes num copo e passei com a varinha mágica antes de misturar aos ovos. Como não tinha forma de bolo ingês (tenho que comprar!) fiz numa forma de bolos tradicional. O pão ficou mais escuro e as fatias mais estreitas, mas está ótimo :) Pena não poder colocar foto. Obrigada!

Sem Aditivos disse...

É isso tudo HPPC, foi assim que descobrimos metade das receitas, tentativa e erro, hehehehehe!!! Se quiseres mandar alguma foto pode ser por mensagem privada no Facebook :)
https://www.facebook.com/semaditivos

Nokas disse...

Fiz e é fantástico!
Até o meu marido (que é de hábitos e não gosta de "coisas esquisitas"), adorou e pediu que de agora em diante eu lhe substitua as habituais torradas de pão integral ao pequeno almoço por torradas de pão de banana... :)

Eu troquei a baunilha por canela e as nozes não podiam faltar.

Sem Aditivos disse...

Se quiserem variar podem experimentar este:

http://www.semaditivos.com/2014/03/pao-de-frutos-secos-e-sementes.html

Já andamos a "testar" outros ;)

Carolina disse...

Hoje vai sair uma fornada deste e do pão de linhaça, para preparação do regresso das férias :)

Sem Aditivos disse...

Hehehehehehe!!! Boa Carolina, depois manda fotos ;)

Ana Marques disse...

Olá olá :D
Em primeiro queria dizer que agradeço assim muito por ter encontrado o Sem Aditivos!!! Eu já não ingeria arroz, massa, pão e leite, por razões de sentir muito inchada e pouco saciada com estes alimentos. Mas agora também cortei nos cereais, embora a aveia me custe muito pois fazia uma granola com abobora e frutos secos que era deliciosa! :(
Também cortei nas farinhas e acuçares refinados que já raramente usava e já equipei a despensa com farinha de amendoa e de coco :D
Bem e relativamente a pão, que acabou de sair do forno, eu mudei algumas coisinhas, pus 3 bananas, 3 ovos, 2 cs de azeite, e 2 cs de coco ralado, 1 cs de farinha de coco, 2 colher de sobremesa de mistura de sementes de girassol e sesamo. QUe achas? É que ainda sou muito tenrinha nesta coisa do paleo mas não quero andar a errar nas quantidades e assim!
Até porque o meu objectivo para além de ser saudável é também de ver alguns resultados no corpo eheh :D

Cumprimentos :D

Sem Aditivos disse...

Olá Ana. Se saiu bem e ficou bom então está optimo, hehehehehe!!! Não faz grande diferença que "afines" as quantidades.
Relativamente à aveia, embora não seja Paleo, quando se trata de desportistas (mesmo que amadores) eu não me oponho muito ao consumo! Mas só acho necessário para quem tem um dispendio de energia considerável!!! Eu da minha parte não acho que necessite, por isso não consumo.

Beijinho,
Jorge ;)

Marta Santos disse...

Tenho de experimentar! tem um aspecto delicioso*
beijinhoos

Anónimo disse...

Olá boa tarde, este fim de semana fiz o pão :) é normal ficar muitoooooo humido??? Para a proxima axo k vou tirar uma banana e dois ovos. Obrigado Hélia

Sem Aditivos disse...

Sim é normal Hélia, por isso é que aconselhamos levar ao frio, seca um bocadinho. Fazes bem, depois conta como correu ;)

Se fizeres manda foto Marta Santos :D

Bet disse...

Olá Jorge,
Como estás?

podes esclarecer-me uma dúvida? o (trigo) sarraceno é considerado Paleo? Não é um trigo comum, nem sequer tem glúten. Mas confesso que não sei como identificá-lo.

Obrigada :)
Continua a espalhar boa saúde e boa comida!

Um beijinho.

Sem Aditivos disse...

Olá Bet, tudo bem?

è um facto que o Trigo Sarraceno não tem gluten, isto porque nem sequer é um cereal, mas sim um familiar do ruibarbo.
No entanto, lá por não ter gluten, não significa que seja saudável.
Apresenta uma ligeira toxicidade e precisa de ser cozinhado no ponto certo (nome pode ser ingerido cru, nem demasiado cozinhado), para além de que não é de fácil digestão!!!
Como para mim o melhor principio da Paleo é comer alimentos o mais nutritivos e menos "agressivos" possível, eu poria este imediatamente de lado ;)

Vera Rodrigues disse...

Olá,se não colocar o extracto de baunilha ficará bom na mesma? Obrigada

Sem Aditivos disse...

Olá Vera. Já muita gente substituiu por uma ou duas colheres de chá de canela e aparentemente correu bem, por isso diria que sim ;)

Helena Barreto disse...

Boa tarde! Queria saber se podemos congelar o pão, pois só consigo utilizar forno ao fim de semana e assim congelava para durante a semana comer. Já agora entre este pão, o de abóbora e o de frutos secos e sementes o que aconselhas?
Sigo este blog quase desde o ínico e adoro! :)Espero que continuem a crescer como tem sido até agora!

Sem Aditivos disse...

Podes sim Helena, deves é fatiar antes.
Entre um e outro definitivamente o de frutos secos e sementes ;)

Helena Barreto disse...

Ok muito obrigada! :)

maria fernanda Calado disse...

OLá comecei á 3 semanas este estilo de vidae sinto-me lindamente.Foi o meu genro que me iniciou.Ainda bem que descobri o seu blog,é uma mais valia para tirar receitas e experimentar coisad novas.Já emagreci 3,5kg mas agora está a estacionare preciso de mais ,mas acredito que vá a pouco e pouco,também na minha idade não é facil.Obrigado pela sua partilha.Abraço

Sem Aditivos disse...

Bom dia Maria Fernanda,

Nunca é tarde para começar, hehehehe!!! É normal ter uma perda de peso mais acelerada de inicio (em todas as idades) e depois abrandar.
Quando se quer chegar um bocadinho mais longe há que adaptar um pouco a dieta. Deixo aqui no fim um post em que toco nesse assunto.
No entanto, qualquer perda de peso saudável deve ser gradual, é menos motivante, eu sei, mas acaba por ser mais duradoura ;)
http://www.semaditivos.com/2015/01/resolucao-de-ano-novo-perder-peso.html

Ana Patrícia disse...

Bom dia gostaria de saber se posso utilizar a sua receita num trabalho académico para a comunidade. Com os devidos direitos de autor. cumprimentos

Sem Aditivos disse...

Tudo bem Ana, basta fazeres referência ao blog!!! Já agora deixa-me ao corrente de como correu ;)

Carla Cerqueira disse...

Sou recém-chegada ao mundo do Paleo descomplicado e este pão está no forno. É um cheirinho pela casa, que já estou a salivar :). Adaptei a receita à "bimba", vamos lá ver como correu.

Ana Cascais disse...

Olá!! Fiz ontem esta receita! Ficou ótimo se bem que podia ter ficado mais sequinho.... vou experimentar fazer com farinha de amêndoa! Não segui foi bem a receita - coloquei os ovos na liquidificadora até ficar "fofinho" e juntei os restantes ingredientes de seguida!! MUITOOOOO RÁPIDO!!!!!! depois foi só colocar na forma e já está!!!

Obrigada Sem Aditivos!!!

Sem Aditivos disse...

De nada Ana :)
Quando fizeres outra vês, passa-nos as tuas dicas e manda foto por mensagem para o Facebook que eu faço post ;)

Catarina Conde disse...

TEM DE SE UNTAR A FORMA?

Sem Aditivos disse...

Se for de silicone não, Catarina, se for normal sim, com manteiga dos Açores!

Anónimo disse...

Oi Sem Aditivos.
Acabei de fazer ezte pão, mas ficou mt húmido, acho eu e ficou cerca de 70 minutos no forno. Será que fiz algo errado?! Para ficar tudo bem passado usei um processador de alimentos... terá sido isso?! Obg. Ana Rita

Anónimo disse...

É possível substituir o Coco por outra coisa? Nãogosto de coco

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.