01/02/14

BROWNIE PALEO COM MANTEIGA DE AMÊNDOA


O Brownie, uma instituição no ramo das sobremesas (pelo menos para mim, hehehehe) e aqui adaptada ao nosso estilo de vida! Serve para lanche, pequeno-almoço, ou como um miminho a seguir à refeição ;)


Ingredientes:

- 50g de coco ralado
- 50g de cacau em pó (não é chocolate em pó, é cacau... sem açúcar)
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 pitada de sal
- 5 ovos
- 2 colheres de sopa de mel
- 3 colheres de sopa de manteiga dos Açores já derretida
- 2 colheres de sopa de leite de coco
- 4 quadrados de chocolate preto 70% picados no processador tipo pepitas
- 50g de nozes picadas
- manteiga de amêndoa 

Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170 graus. Numa tigela juntar o coco, cacau, bicarbonato e sal. 
Noutra tigela bater os ovos, o mel, manteiga e o leite de coco. Ir juntado a primeira mistura (secos) à segunda mexendo. Adicionar as nozes e as "pepitas".
Forrar uma forma de cerca de 20X20cm (deveria ser quadrada mas eu só tinha redonda, usei uma de 20cm de diâmetro) com papel vegetal e despejar a mistura.
Espalhar fios de manteiga de amêndoa por cima "pingando" com a ajuda de uma colher para dar um aspecto marmoreado. 
Agora é 15 minutos no forno, cortar e comer!!!




Dica: cortem uma fatia em cubos pequenos, morangos e um pouco mais de manteiga de amêndoa e dá um pequeno-almoço de sonho ;)

13 comentários:

Miss G. (Teresa) disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miss G. (Teresa) disse...

Olá.
Conheci o blogue há uns dias, e tenho gostado muito. Adoro brownie, e eu própria já pensei numa versão saudável que tenho de testar. No meu caso, com manteiga de amendoim feita em casa, e farinha de aveia, ou de amendoa,ou uma mistura de ambas. Esta receita não leva farinha nenhuma, nem de noz, nem de amendoa, nem de aveia?

Sem Aditivos disse...

Boa tarde Teresa, o substituto de farinha nesta receita é o coco ralado. Dentro da linha da Paleo Diet (que é a que sigo com mais proximidade) tanto a aveia como os amendoins estão fora. A aveia por ser um cereal (e na Paleo cortamos todos os cereais) e o Amendoim porque, ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, é uma leguminosa (que também cortamos) e não um fruto seco!!! Dentro das "regras" que sigo, a acrescentar alguma "farinha" seria a de amêndoa ;)

Miss G. (Teresa) disse...

Olá. Pois, eu depois estive a ler sobre a paleo e percebi. Mas pode levar manteiga de amêndoa e farinha de amêndoa. Eu não consigo 'perceber' a ideia da paleo, de consumir, sobretudo, gordura animal :/ isto não é uma crítica, até porque gosto muito das suas receitas e vou seguir algumas.

Sem Aditivos disse...

Quando se pensa no assunto acaba por ser bastante lógico Teresa. O ser humano existe à cerca de 200'000 anos e foi caçador-recolector até ao advento da agricultura à 10'000 anos atrás. Até então alimentava-se exclusivamente de vegetais, frutos, sementes e principalmente proteína e gordura animal. Não tenha dúvidas de que se houvesse escolha entre vegetais que iriam provocar uma sensação de fome muito rapidamente ou gordura animal que os deixaria saciados durante horas... eles escolheriam a gordura num abrir e fechar de olhos. Há quem diga que devíamos ter evoluído a assimilar os cereais. Obrigar um ser vivo a mudar totalmente de hábitos alimentares num período de 10'000 anos comparativamente 200'000 de existência é ligeiramente ambicioso. Hoje em dia deu-se uma terrível reputação à gordura e à carne, quando o nosso organismo vem formatado de há muitos anos para utilizar estes alimentos como combustível primário!!! Mas tínhamos aqui conversa para semanas :D

Adriana Costa disse...

Olá, estou a seguir há alguns dias e estou a adorar as suas receitas, embora não esteja eu a fazer uma dieta paleo, estou a tentar perder peso e gosto muito das suas receitas, parabéns pelo blog e pela força de vontade! Fiz ontem o pão de banana e ficou super aprovado! Aqui em casa todos adoraram e já foi! eheh
O meu pai faz anos daqui a uns dias e eu queria fazer uns docinhos mais saudáveis para não me render aos que se compram carregados de açucar. Estou a pensar fazer a tarde de maça e também o brownie. Neste caso, como faz a manteiga de amêndoa? Ou compra? Obrigada

Sem Aditivos disse...

Olá Adriana, ainda bem que gostaram do pão de banana, tem sido um sucesso :D
Vamos lá então. A manteiga de amêndoa costumo comprar (por preguiça e porque é muuito boa)no supermercado Miosotis em Lisboa (mando o link de um post que fiz em baixo onde falo nela, embora já não coma galetes), tem de ser a versão de amêndoas brancas/ descascadas e não a integral. No entanto dá para fazer em casa com um processador potente (tipo Bimby). Basicamente é só picar amêndoas a uma velocidade alta e repetidamente (é preciso ir parando e empurrando para o fundo) até ganhar uma textura de manteiga... tenho de por uma receita :P
Finalmente queria apenas aconselhar-te a ler a parte da nutrição do Blog, eu sei que as receitas têm todas bom aspecto, mas só funcionam se seguirmos um conjunto de "regras" ;)

Sem Aditivos disse...

http://www.semaditivos.com/2013/11/galetes-ao-pequeno-almoco.html

Anónimo disse...

Olá!
Eu sou novata nisto mas por conselho da minha nutricionista copmrei óleo de coco e açucar de coco. Será que não dá para substituir a manteiga pelo óleo de coco e o mel por açucar de coco?
Obrigada

Sem Aditivos disse...

Relativamente ao açúcar de coco vou colar aqui uma resposta que dei noutro post (se calhar até foi a ti "Anónimo", hehehe)

"Anónimo, embora já tenha em tempos usado açúcar de coco (mesmo no inicio, até aparece em algumas receitas), hoje em dia desaconselho TODOS os açúcares. Eu sei que alguns nutricionistas o aconselham, porque supostamente tem um indice glicemico mais baixo, mas a realidade é que é açúcar na mesma e vai mexer com os indices de insulina. Compreendo que a malta queira uma transição ligeira da sua dieta regular para a Paleo, mas o vicio do açúcar é o pior e aconselho mesmo a que o larguem na totalidade ;)
A usar algum adoçante prefiro aproveitem o doce natural das frutas ou o mel e mesmo assim com moderação!"

Quanto ao óleo de coco é um produto excelente, mas não tem naaada a ver com a manteiga de amêndoa :P
Deixo-te dois posts sobre cada um deles:

http://www.semaditivos.com/2015/03/entao-e-o-que-e-isso-do-oleo-de-coco.html

http://www.semaditivos.com/2014/10/manteiga-de-amendoa-pumba.html

Karla Veloso disse...

E o xilitol?

Sem Aditivos disse...

Nem por acaso ainda recentemente ouvi a opinião do Nutricionista André Matias (um dos melhores do país) sobre o xilitol e ele até acha relativamente interessante e melhor que a maior parte dos outros açúcares/ adoçantes! Eu da minha parte continuo a manter que quanto menos melhor (seja ele qual for) e que no geral prefiro o mel por todas as outras características excelentes que tem!

Ana Lucas disse...

Olá, tomei há pouco tempo conhecimento do método Paleo e estou bastante inclinada em dar-lhe uma oportunidade :) até porque preciso perder peso. No entanto há algo que me tem deixado bastante triste e em dúvida que é a frequente utilização de produtos com Côco :( É que tenho uma aversão profunda ao produto em questão e gostaria de saber se há alguma forma de o substituir?
Obrigada desde já

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.