22/02/14

BOLO DE MAÇÃ E BANANA


Um bolo que encaixa em duas categorias, pequenos-almoços e sobremesas!!! Façam-no ao fim-de-semana e comam uma ou duas fatias de manhã com café... cuidado, tentem fazer render ;)

Ingredientes:

- 50g de coco ralado
- 65g de farinha de amêndoa (ou amêndoa crua picada no processador)
- 2 bananas migadas
- 1 colher de sopa de manteiga dos Açores já derretida
- 1/2 colher de sopa de canela
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colheres de sopa de mel (opcional)
- 4 ovos
- 1 colher de chá de essência de baunilha 
- 1 pitada de sal
- a raspa de 1 limão
- 2 maçãs descascadas e cortadas em pedaços pequenos
- 1 mão de sultanas




Preparação:

Pré-aquecer o forno a 170 graus. Numa tigela juntar o coco, amêndoa, bicarbonato, canela e sal. 
Noutra tigela bater os ovos, o mel e o extracto de baunilha. Juntar as bananas e mexer. Ir juntado a primeira mistura (secos) à segunda mexendo. Adicionar a manteiga derretida. No final juntamos as passas, as maçãs e a raspa de limão.
Untar uma forma redonda de fundo amovível e deitar a massa. 
40 minutos no forno e temos uma sobremesa/ pequeno-almoço para durar uma semana... se conseguirem (cá em casa não foi fácil)!!!

5 comentários:

Alessandra Campos disse...

o q ser sultanas???

Sem Aditivos disse...

Sultanas são uva-passa branca Alessandra ;)

Anónimo disse...

onde se pode comprar a essência de Baunilha?

Sem Aditivos disse...

Bom dia, de início comprávamos o do super que ainda tem algum "lixo" nos ingredientes, mas como a quantidade era reduzida também não nos preocupávamos muito. Entretanto descobrimos um biológico na Amazon.uk (só baunilha e álcool) e temos comprado desse!!! No entanto muitos leitores têm substituído por canela e embora pareça que não tem nada a ver, parece que fica bom :)

AnaGF disse...

Eu faço essência de baunilha caseira com uma vagem aberta ao meio colocada dentro de um frasquinho com aguardente - fica um pouco alcoólica, mas quando utilizada em bolachas e bolos, como é em pouca quantidade, só acaba por se notar o sabor da baunilha. Como tenho aguardente oferecida em abundância, fica bastante barato, pois aproveitei uma promoção do Lidl em que as vagens estavam bastante baratas

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.