30/01/14

SALMÃO AO PEQUENO-ALMOÇO


Uma das minhas preferências ao pequeno-almoço é salmão fumado. Está certo que não é propriamente barato, mas é fácil de preparar, é uma excelente proteína, está carregado de gorduras saudáveis e sabe bem!!! Geralmente acompanho com um bocado de salada e fruta, aqui vão algumas ideias.

Sendo esta "receita" para preguiçosos inveterados como eu não vou colocar ingredientes ou preparação, é demasiado fácil. O salmão já vem fumado por isso não existe qualquer necessidade de cozinhar. Como o travo a gordura que tem pode ser um pouco agressivo, costumo regá-lo com umas gotas de limão. Depois é só juntar uns "verdes", seja um resto de espinafres, salada ou tomate (normal, cherrie, chucha, o que quiserem), um fio de azeite e está a andar. Se tiverem um resto de queijo de outra receita (como sabem aconselho os de cabra e o mais naturais possível), cortem-no aos bocados e juntem-no à festa.
Nas fotos temos umas fatias acompanhadas de tomate cherrie e um  resto de manjericão fresco com um fio de azeite por cima, na outra umas sobras de salada verde com o salmão por cima,  oregãos secos, vinagre de maçã e azeite, duas clementinas para comer a seguir, feito!



Se quiserem dar um gostinho adicional (e tiverem tempo) façam um vinagrete  para a salada, qualquer coisa como 3 colheres de sopa de azeite, 1 de sumo de limão, 1 de vinagre de maçã, 1 colher de sobremesa de mel, ervas secas, uma raspa de gengibre fresco, sal e pimenta a gosto. Mistuar tudo com garfo até ficar uniforme e temperar o salmão e a salada com esta maravilha. Se tiverem uma salada maior dobrem a receita.

Vamos acabar com umas dicas sobre comprar salmão. Isto vem da minha experiência e do meu gosto pessoal. Vou só falar dos mais "baratuchos", se entrarem no mercado gourmet têm salmão fenomenal, mas a minha  carteira não suporta isso. O melhor para mim é o marca branca Continente, mas não é barato e só compro quando apanho uma promoção. Os do Pingo Doce e Jumbo são demasiado gordurosos para o meu gosto. A melhor qualidade/ preço está no salmão do Aldi e do Lidl a meu ver.

Aí está, não é propriamente uma receita, mas serve para vocês se orientarem melhor! Bom pequeno-almoço ;)

3 comentários:

Mar de Inverno disse...

O meu pessoal alinha no salmão, mas por mim, só bem carregado de tempero! Dá algum trabalho de preparação, mas fica impecável: compro peixe inteiro, quando está em promoção. Cabeça e espinhas para sopa, depois faço dois filetes grandes, dos quais reservo um ou dois nacos para salgar (já descongelei e salguei depois). lavo e seco bem, coloco sal generosamente, pimenta, ervas frescas e gengibre. Embruho em papel película, vai 2 ou 3 dias ao frigorífico, absorvendo qualquer molho ou colocando sobre grade... depois é retirar, lavar, secar e cortar fininho! Bem regado com limão, com umas alcaparras e já está! Pronto para comer cru, em omelete, ... deixo-vos a sugestão! Obrigada por estas belas e descomplicadas ideias!! Está um blog fantástico!!

Sem Aditivos disse...

Uau Mar de Inverno, isso parece-me bestial!!! Utilizar o peixe dos "pés" à cabeça é Hiper-Paleo, hehehehehe :D
Vou ter de experimentar isso. Sopa de salmão soa-me a pitéu.

Natalia Dubita disse...

Tbm trato o salmão com o mesmo carinho que o Mar de Inverno. Com a diferença de que o ponho num pirex e vai ao frigorífico pelo menos 5 dias.
Fica delicioso!
A sopa de salmão, faço algo muito parecido com a tua sopa rica, Sem Aditivos, mas no refogado acrescento pimento vermelho.😊

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.