25/01/14

“NUTELLA” DE ALFARROBA


Esta é para agradecer à Sílvia!!! Quem é que não gosta de Nutella? Mas não me cheira que seja assim muito saudável (digo eu, sei lá). Quando me falam de substitutos eu normalmente torço o nariz, mas esta surpreendeu-me pela positiva é beeeem melhor do que eu esperava ;)

Ingredientes:

- 100g de avelãs
- 2 colheres de sopa de farinha de alfarroba
- colher de chá de canela
- pitada de sal
- 50ml de azeite
- 2 colheres de sopa de mel

Preparação:

Num processador triturar a avelã e menos de metade do azeite até formar a consistência de uma pasta. Juntar os restantes ingredientes e envolver até alcançar uma textura de manteiga. Feito!!! Costumo comer ao pequeno-almoço ou ao lanche barrada numa banana, só tem um pequeno problema... é tão viciante como a original!!!

9 comentários:

claudio melo disse...

boa tarde! a avela é crua( isto é, sem ser torrada)??? sem pele ou com?
obrigado

Anónimo disse...

Olá!
e se substituir o mel por açucar de coco?
obrigada

Sem Aditivos disse...

Claudio, a avelã costumo usar crua e sem pele ;)

Sem Aditivos disse...

Anónimo, embora já tenha em tempos usado açúcar de coco (mesmo no inicio, até aparece em algumas receitas), hoje em dia desaconselho TODOS os açúcares. Eu sei que alguns nutricionistas o aconselham, porque supostamente tem um indice glicemico mais baixo, mas a realidade é que é açúcar na mesma e vai mexer com os indices de insulina. Compreendo que a malta queira uma transição ligeira da sua dieta regular para a Paleo, mas o vicio do açúcar é o pior e aconselho mesmo a que o larguem na totalidade ;)
A usar algum adoçante prefiro aproveitem o doce natural das frutas ou o mel e mesmo assim com moderação!

Nihilus disse...

Mas sob esse ponto de vista não faz diferença nenhuma usar mel. Ele também faz o mesmo pico de insulina que o Açúcar.

Sem Aditivos disse...

Daí a ultima frase da resposta Nihilus:
"A usar algum adoçante prefiro aproveitem o doce natural das frutas ou o mel e mesmo assim com moderação"
Que significa que não sou fã de qualquer açúcar, porque sim, provoca um pico de insulina, mas a usar que seja o mais natural e menos alterado possível. Pelo menos os açúcares naturais das frutas vêm acompanhados da fruta em si, hehehe, o que significa vitaminas e minerais e quanto ao mel, entre outras vantagens é altamente anti-inflamatório, pelo menos tiramos proveito disso sem ser só açúcar!

Jessica Garcia disse...

Qual é a validade?

Jessica Garcia disse...

Qual é a validade?

Sofia Barata disse...

Olá.

Na 2ª feira comecei esta dieta de 30 dias.Em 2013 fiz um sleeve gastrico e perdi num ano 42 kg (estava com 117kg). do vverão passado para este engordei 10 kg por desleicho completo e agora ao olhar para a balhança e ver que ja estava na casa dos 90's passei-me completamente.
Tirando os frutos secos e alguns PA (logo o 1º fez-me sentir mal. Hoje optei por grego natural com kiwi e sementes de gojui e um turbinado) acho que vou seguir isto à rsica. O salmão de ontem, ficou delicioso!!
Posso-me ficar pelos iogurtes (grego natural) para já ao PA?
Tens alguma destas receitas adaptada à bimby? seria muito mais fácil para mim.

Parabéns pelo trabalho!!

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.