12/12/13

MOQUECA DE CAMARÃO


Uma das minhas receitas de peixe preferidas e perfeita para o Inverno... para além de que tem um nome exótico... o que faz sempre boa figura!!!

Se forem os felizes proprietários de uma Bimby basta seguirem a receita "Moqueca de camarão" deles, substituir o caldo de camarão por 1 concha e 1/2 da água de cozedura dos bichos( ou um pouco de fumet se tiverem feito) e fazer o acompanhamento com a couve flor... o resto dos comuns mortais mãos à obra ;)

Ingredientes:

- 500g de camarão congelado (de preferência com casca para se usar parte da água de cozedura)
- 400g de lombos de pescada ( eu usei congelada)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 pimento verde
- 200g de polpa  de tomate (sem aditivos)
- 50g de azeite
- 200g de leite de coco
- 2 piri-piri seco (gindungo)
- sal a gosto
- 2 a 3 colheres de sopa de coentros e salsa frescos

Acompanhamento ("arroz" de couve flor): 
- 1 couve flor
Não passa de uma couve flor picada de modo a parecer arroz :)

Preparação:

Colocar uma panela de água ao lume com sal e 1 gindungo para cozer o camarão. A água deve ser suficiente para os cobrir. Deixar levantar fervura e cozinhar cerca de 3 a 5 minutos. No final retirar os camarões, deixar arrefecer e reservar a água da cozedura. Se quiserem podem optar por miolo de camarão congelado e ignorar todo este passo, mas não vão ter água de cozedura para usar mais à frente e a vossa moqueca vai ter muito menos sabor.

Cozer uma couve flor numa panela com água (não deve ser demasiado para que não fique mole) e reservar.

Colocar a cebola, o alho, a salsa, os coentros, 1 gindungo e o pimento cortado em bocados e sem sementes num processador e picar tudo até ficar quase uma pasta. Deitar o preparado num tacho e refogar com azeite. Quando a cebola estiver loura juntar a polpa de tomate e misturar bem. Deixar cozinhar tapado, em lume brando, durante cerca de 5 minutos. Mexer regularmente.

Entretanto ir descascando os camarões.

Juntar o leite de coco, misturar e deixar cozinhar mais 5 minutos. Mexer.
Colocar o peixe (e os camarões se tiverem optado pelo miolo, neste caso cozinhem 8 minutos e está pronto) e cozinhar outros 5 minutos. 
Se tiverem usado camarão "a sério" juntem-no em conjunto com 1 concha e 1/2 de água da cozedura. Deixar cozinhar mais 3 minutos destapado.

Com uma faca grande picar a couve flor cozida "à bruta" numa tábua... "arroz" feito ;)




Agora é só colocar o "arroz" no fundo do prato e a moqueca por cima! Se sobrar para o dia seguinte melhor, este é daqueles que sabe ainda melhor requentado.

Sem comentários:

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.