25/11/13

A TIRANIA DA BALANÇA E DAS CALORIAS


Como está explicito na foto que acompanha o post, esta é a única refeição com 0 calorias que se pode ingerir. Durante este meu percurso nunca liguei um chavo a quantas calorias consumo, no geral pouca atenção dou às quantidades do que como e perdi totalmente o interesse na balança (pesei-me no final de Setembro por causa do Blog e hoje descobri que a balança está sem pilha).

É sempre importante repetir... Nesta dieta não se passa fome!!!! Se alguém tiver fome foi porque não comeu o suficiente, não queremos cá saber de contar calorias ou controlar porções.
Como explico na NUTRIÇÃO (se ainda só leram “na diagonal”, leiam como deve ser, não demora nada), neste regime não temos medo das gorduras, antes pelo contrário, elas são a nossa fonte de energia primária. Isto obviamente se seguirmos as regras e cortarmos o trigo, massas, arroz, etc. Não há magia sem as regras. Assumindo que estão a ser seguidas é muito simples, comeu um bife com salada e ficou com fome? Come mais bife e mais salada. Sem medos.
Aqui as calorias não são um inimigo, são um aliado, porque na realidade o que são calorias? São energia e desde que a energia seja limpa está tudo bem.
Pensem nisto. Se um Big Mac tiver as mesmas calorias que uma tigela de banana com manga (não faço ideia se tem, mas é bem possível) tem lógica dizermos que são duas refeições iguais? Pois... parvo não é? O mais importante é sempre o que estamos a comer e não quanto é que isso representa em termos energéticos. Uma Coca-Cola pode ter 350cal ou 0cal que não deixa de ser lixo, é essa a noção que temos de ter.
O nosso corpo faz um excelente trabalho em controlar as nossas necessidades de energia com a sensação de fome. Se ele precisar de energia tem fome, se não precisar não tem. Por este motivo (e esta afirmação vai lançar o pânico sobre muita gente) se tiverem fome ao lanche lanchem, se não tiverem... saltem o lanche! Comer de 2 em 2 horas como muita gente aconselha serve, a meu ver, apenas para quatro situações:

- Gostam de comer de 2 em 2 horas (mesmo assim eu evitava);
- Não comeram o suficiente às refeições principais (porque tiveram medo das calorias);
- Não conseguem comer o suficiente às refeições principais porque enjoam (aí obviamente é uma desculpa coerente e devem lanchar);
- Querem “ganhar peso” de forma saudável (seja porque se acham muito magros, ou porque têm um objectivo específico de aumentar massa muscular, esta questão vai ficar para um post futuro).

Fora destas quatro não existe qualquer razão para fazer mais do que três refeições ao dia. Se seguirem as regras e comerem até matar a fome estão há vontade (é claro que não é enfardar este mundo e o outro até ficar com o estômago a doer, isso é parvo... já me aconteceu muitas vezes... mas é parvo).
O único controlo que é conveniente ter nas porções é nos frutos secos (não mais de uma mão cheia por dia) e nos doces (sim... até os doces Paleo não deixam de ser doces). Na proteína e vegetais é comer à vontade.

O que nos leva então à balança. Nos dias de hoje já ouviram com certeza falar da diferença entre massa gorda e massa muscular. Ora bem, se ingerirem proteína de qualidade (carne, peixe, ovos) e treinarem, a vossa massa muscular vai crescer e a massa gorda diminuir. Acontece que o músculo é mais pesado que a gordura, por isso a balança pode ser um grave engano. Podem não perder peso na balança única e simplesmente porque estão mais musculados/as. Há cerca de 3 meses (ou mais) que o meu peso não varia, no entanto noto uma diferença clara no aumento de definição muscular.
Não estou a dizer que não se devem pesar, especialmente se forem mais gordos (não vamos andar com paninhos quentes a circular adjectivos) verão sempre diferença na balança e nesse caso é importante ter essa referência.

O meu conselho é tirarem fotografias, uma por mês por exemplo, de preferência sempre com as mesmas condições, à mesma hora, com os mesmos calções de banho/ biquíni, no mesmo sitio e vão vendo as diferenças. Para além disso peguem num par de calças e uma camisa/ t-shirt que já não sirva ou que esteja demasiado apertada e de tempos a tempos vão experimentando.
Vão sempre haver alturas de maior evolução, outras de estagnação, é normal, confiem no processo e força nisso, a longo prazo vão ver a diferença.

Um pequeno “à parte”. Meninas, não se assustem com o aumento de massa muscular, garanto-vos que não vão ficar iguais ao Hulk (nem perto). Para ficarem super definidas é preciso muito empenho, muito treino, muita (mesmo muita) proteína e alguns suplementos adicionais. Para os homens é mais fácil devido à Testosterona natural que temos (e mesmo assim é bastante difícil) por isso não tenham receio dos halteres, quem nos dera a nós que fosse tão fácil ;)  

Sem comentários:

PUBLICIDADE EXTERNA

Os anúncios em baixo são de publicidade externa e da inteira responsabilidade da Google AdSense, sem qualquer patrocínio do Sem Aditivos.